Avaliações do SAEB iniciam nas escolas da rede pública municipal

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FOTO: SEDUC

Foi iniciada a aplicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari. Também chamado de Prova Brasil, trata-se de um instrumento avaliativo realizado em todo o país, com alunos do 5º e 9º ano, cujo intuito é gerar indicadores para o monitoramento da qualidade da educação da rede pública. Em Camaçari, a avaliação segue até sexta (27) e será realizada em 69 escolas, visando contemplar todas as unidades que realizam a oferta de anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou a importância da realização do SAEB. “Toda a rede municipal está mobilizada para garantir a participação dos nossos estudantes nessa avaliação externa. É importante que as comunidades escolares tenham seu Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], que é um patrimônio das escolas. Por isso, estendo meu agradecimento também às famílias, que não deixaram as crianças fora da escola nenhum dia”, declarou a titular da pasta, que acompanhou, nesta segunda (23), o início da aplicação do exame na Escola Municipal José Alan Ribeiro Paz, situada no bairro Gleba C.

A gestora da unidade de ensino, Daniela Martins, informou que o percentual de presença dos alunos para a realização do SAEB foi de 96,72%. “Durante as últimas semanas, fizemos a divulgação convocando os alunos, entrando em contato com as famílias para conscientizá-las do quão relevante é esse momento para a rede e para os próprios alunos. Também promovemos aulões, com conteúdos direcionados e metodologias diferenciadas. O resultado dessas atividades de mobilização foi essa alta aceitação. Está tudo ocorrendo conforme o esperado”, avaliou.

A aluna Esthefany Cristina, 11 anos, reconheceu que as atividades de mobilização tiveram um reflexo positivo no momento da realização da prova. “Nossas professoras nos prepararam bem para esse momento. Todas as dicas e conteúdos ensinados foram muito úteis, tanto para que a gente mantivesse a calma, e analisasse as questões com cuidado, quanto pelo domínio dos assuntos cobrados na prova”, afirmou.

Foram várias as atividades executadas pela inteligência colaborativa da rede na perspectiva da realização do SAEB, a exemplo do Projeto Dipe [Diretoria Pedagógica] nas Escolas, que está diretamente vinculado ao reforço de conteúdos do currículo de língua portuguesa e matemática. Essa iniciativa comporta o Projeto Escola de Inverno, os aulões show, as oficinas de mobilização e os ateliês de estudo, bem como as diversas reuniões de planejamento estratégico, que antecederam o período de aplicação das provas.

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