Balanço da Sedec explica a liderança de Camaçari na RMS

segov-inauguracao-novo-mix-catu-de-abrantes-jean-victor-1.jpg

Foto: Segov

Com foco no crescimento e fortalecimento da economia local, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), trabalha de forma ostensiva, com vistas a incentivar o consumo, tal qual, a produção de bens e serviços no município. O resultado dos esforços aplicados e parcerias firmadas ao longo de 2022, colocou Camaçari na liderança, dentre as cidades que mais apoiam as micro e pequenas empresas locais, da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A implantação de unidades fixas da Central do Empreendedor na região costeira do município, possibilitou, à população local, maior facilidade no acesso aos serviços de regularização e formalização de pequenos negócios. Em anos anteriores, Arembepe e Vila de Abrantes já haviam sido contempladas, e em abril passado, os empreendedores de Guarajuba receberam o equipamento.

Vale lembrar, que as ações realizadas de forma itinerante, em Areias e Caminho do Mar, nos meses de maio e julho, respectivamente, contribuíram com a descentralização do atendimento aos empresários. Com o pleno funcionamento das unidades fixas e do atendimento itinerante, ao longo do ano 207 empresários receberam certificado de cursos de qualificação, ministrados por técnicos do Serviço Apoio as Micros Empresas (Sebrae), com quem a gestão municipal tem convênio firmado desde 2019.

Outro parceiro da Sedec, que rendeu ótimos resultados para os micros e pequenos empreendedores de Camaçari em 2022, alcançando a marca de mais de R$ 254 mil em microcréditos, foi a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), que através do Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia), ofereceu financiamento de até R$ 10 mil.

Como consequência de todo empenho empregado para atrair e fortalecer os pequenos negócios, o município de Camaçari saltou de 11.179 empreendedores cadastrados até 2019, para 44.124 empresários formalizados até novembro passado, fato que rendeu ao prefeito Elinaldo Araújo a conquista do primeiro lugar na XI Edição Estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria ‘Hub de Negócios’, que incentiva e promove as micro e pequenas empresas locais. Finalista estadual, o gestor municipal representou Camaçari na etapa nacional do concurso, que aconteceu em junho.

Outras parcerias, construídas com foco na retomada da economia local, a partir da geração de emprego e renda, contribuíram com a chegada de empresas importantes na cidade. Em julho, foi inaugurada a primeira fábrica de hidrogênio verde do país, que pertence à empresa Unigel, gerando cerca de 500 postos de trabalho; em novembro, a Orbi Química abriu as portas e 350 novas vagas de emprego foram ocupadas; e em dezembro, começou a funcionar em Catu de Abrantes, a nova loja do Mix Bahia, costa do município, com cerca de 270 profissionais, que atuam na loja, e no centro de distribuição da empresa.

Sobre os resultados apresentados pela Sedec em 2022, o titular da pasta, Waldy Freitas, comemorou dizendo que, “tudo isto é fruto da dedicação do nosso prefeito, do trabalho de toda equipe de colaboradores, dos importantes parceiros e, principalmente, da confiança de cada empreendedor e empreendedora de nossa cidade, que busca a cada dia, crescer como empresário, gerando emprego e renda. Que venha 2023, com ainda mais sucesso para todos nós”.

scroll to top