Camaçari: Projeto-piloto de lixeira subterrânea na praia de Jauá é vistoriado

Segov_Sesp_Jaúa-ganha-lixeiras-subterrâneas_Jean-Victor_23.12.21-19.jpg

Foto: Jean Victor

Com a finalidade de evitar o acúmulo de lixo nas praias, foi instalado na praia de Jauá contentores soterrados. Trata-se de lixeiras subterrâneas que armazenarão tanto o lixo orgânico produzido na praia quanto o resíduo domiciliar.

De acordo com a equipe técnica a Secretaria dos Serviços Públicos – Sesp, o equipamento possui tecnologia avançada, em caixas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e metal com alta capacidade. Para a gestora da Sesp, Arlene Rocha, este é um projeto-piloto que atenderá outras localidades da costa do município. “Essas lixeiras subterrâneas de alta tecnologia visam ofertar mais qualidade de vida para a população, pois por ser lacrada, evita a circulação de animais e a proliferação de insetos, além de preservar a beleza da praia”, explica a secretária.

O prefeito Elinaldo Araújo acompanhou a visita ao local e explicou como funcionará a coleta do lixo armazenado nos equipamentos novos. “É uma inovação que estamos trazendo para a costa. Aqui, a lixeira subterrânea será içada por um caminhão e o resíduo será retirado através de acionamento mecânico da comporta, trazendo uma operação mais simples e segura”, esclarece o gestor do Executivo municipal.

A Praça Tia Deja (antiga Praça dos Coqueiros), em Arembepe, também será contemplada com o equipamento, que é composto por três caixas de 1,5 m³ (metro cúbico) cada, totalizando assim 4,5 m³ de capacidade em cada uma das praias. Moradora há 17 anos de Jauá, a senhora Isabel Rosália elogiou a iniciativa da prefeitura. “É importante essa lixeira, pois aqui realmente há um acúmulo muito grande de lixo. Então agora a população tem que ter consciência de manter este espaço limpo”, diz dona Isabel.

Ainda na oportunidade, o prefeito Elinaldo ouviu as demandas da comunidade. Também estavam presentes na visita, a subsecretária do Turismo, Lúcia Bichara, a equipe técnica da Sesp, e representantes da Naturalle, empresa responsável pela coleta de lixo.

scroll to top