Camaçari: Testagem itinerante para Covid aconteceu nesta quarta (2) no Ponto Certo

sesau_Testagem-rapida-itinerante-academia-de-saúde_Jean_02.02.22-10.jpg

Foto: Jean Victor

Nesta quarta-feira (2/2) aconteceu mais uma ação de testagem itinerante para a Covid-19, desta vez na Academia da Saúde, no Ponto Certo. A ação realizada pela Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, terá a próxima edição, nesta quinta-feira (3/2), na Costa de Camaçari, na Unidade de Saúde da Família (USF) de Barra do Pojuca, das 8h às 12h.

Importante destacar, que a testagem para Covid também acontece nas unidades de saúde de Camaçari, onde o paciente é avaliado na triagem médica e depois tem a data e local de realização do seu teste agendado. O procedimento ocorre ainda nas duas unidades com atendimento exclusivo para sintomáticos gripais, que são a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Gravatá e a USF Nova Aliança.

A Sesau faz um alerta à população quanto ao cenário epidemiológico atual, em que só no mês de janeiro foram registrados aproximadamente 2 mil novos casos da Covid-19. “A velocidade de transmissão da nova variante é muito grande. Por isso, precisamos manter as medidas preventivas com o uso da máscara, álcool em gel, manter o distanciamento social e evitar aglomerações. Graças à vacinação, mesmo tendo um número tão grande de novos casos, não temos tido o mesmo crescimento no número de internamentos ou óbitos, como foi no pico de 2021“, explica Elias Natan, secretário da Saúde.

Valcilene Oliveira da Silva, moradora do Ponto Certo, destacou a organização da ação. “Temos sido bem recebidos. Ficamos esperando com todo conforto, com água e o atendimento tem sido rápido“. Mesma avaliação foi feita por Maria Valcemile de Oliveira. “É uma ação muito boa, realizada para atender a população, principalmente com o vírus circulando tão rápido“.

A coordenadora do Distrito Sanitário Sede, Tatiane Pires explicou que, “o acesso ao teste antígeno é somente para paciente sintomático ou que tiverem contato direto com caso positivo. Precisamos seguir essa determinação do Ministério da Saúde. Inclusive, em decorrência do desabastecimento nacional de testes antígenos. Importante destacar, que o atendimento aos sintomáticos gripais acontece em todas as unidades de saúde do município. E na USF Nova Aliança e UBS Gravatá esse atendimento é exclusivo“.

scroll to top