Camaçari: Workshop de teatro e palhaçaria acontece nos dias 14 e 16 de fevereiro

Secult_Card_Workshop-A-Arte-de-Ser-Ridículo_1.2.2022.jpeg

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o workshop de teatro físico e palhaçaria “A arte de ser ridículo“. A atividade é gratuita e acontece nos dias 14 e 16 de fevereiro, às 17h, no Teatro Alberto Martins. São disponibilizadas 20 vagas e as inscrições devem ser realizadas através do link, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Visando incluir atores e não-atores, a iniciativa tem como primazia a busca pela brincadeira e até onde o indivíduo é capaz de se expor, testando os limites do chamado “bom senso” e a perda do medo de ser ridículo. A ideia é explorar o mundo da comédia física, utilizando técnicas de grandes artistas de circo e teatro dos Estados Unidos e da América do Sul. A atividade inclui aquecimento físico, exercícios e jogos de teatro e de improviso, uso da máscara do palhaço e criação de cenas curtas.

O workshop será ministrado pelo artista camaçariense Jonatas Campelo, também conhecido como palhaço Capvara, que trabalha com teatro físico há mais de 12 anos. A partir de 2011, Jonatas começou a focar nas artes circenses, especializando-se na palhaçaria e malabarismo. Fundou a Trupe Treco, onde atuou e dirigiu vários espetáculos de comédia, e foi também arte-educador, atuando por seis anos em escolas públicas do município. Atualmente, mora nos Estados Unidos, onde participou do conservatório de clowns da maior escola de circo do país, a “Circus Center”, sendo o primeiro brasileiro a ser aceito no programa de formação de palhaços.

A atividade é realizada pela Extraordinária Cia de Atores Caldo de Cana, através do Edital de Ocupação do Teatro Alberto Martins, promovido pela Secretaria da Cultura (Secult). Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (71) 3644-2626.

scroll to top