CASM já realizou mais de 18 mil atendimentos

sesau-casm.jpeg

Foto: SESAU

Prestes a completar um ano em funcionamento, o Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) já realizou 18.646 atendimentos. Além disso, já aconteceram 8.785 consultas, 5.611 mamografias e 2.568 ultrassonografias mamárias. O equipamento foi de inaugurado em 27 de setembro de 2022.

Sempre atento às questões da saúde municipal, o prefeito Elinaldo Araújo destaca que, “o CASM nasceu após ouvirmos a população. Não era apenas uma necessidade das mulheres de nossa cidade, mas um pedido delas também. E, como nossa gestão é pautada no diálogo, ouvindo a população, fomos muito felizes com a implantação desse equipamento”.

Para o secretário Elias Natan, o CASM foi um dos grandes equipamentos implantados no município. “É inegável o quanto ele tem contribuído para a política de saúde da mulher em nossa cidade. Isso é comprovado por todas que lá são atendidas. Eu tenho a felicidade de ter implantado, junto com o prefeito Elinaldo, esse serviço que tem dado certo, assim como o Centro de Atenção à Saúde da Criança”, pontuou.

A equipe que atua no CASM é altamente capacitada e está pronta para oferecer o melhor atendimento possível às mulheres de Camaçari. Para ser acolhida no centro, inicialmente, a paciente passa pelo atendimento na unidade de saúde do bairro de referencia para, posteriormente, ser encaminhada ao centro em horário previamente marcado.

Na unidade, que tem capacidade para realizar 2 mil atendimentos por mês, são ofertadas consultas, com endocrinologista, mastologista, psicólogo, além de ginecologista, com oferta de colocação do dispositivo intrauterino (DIU) e realização de pré-natal de alto risco, entre outras especialidades e serviços médicos, voltados à saúde da mulher.

Exames de mamografia, ultrassonografia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), além de atendimentos em serviço social às mulheres vítimas de violência.  

scroll to top