Central Itinerante reuniu empreendedores locais em Barra do Pojuca

Sedec_Central-Itinerante-Barra-do-Pojuca_Josue-Silva_17_10_2023-4.jpeg

Foto: Secretaria do Desenvolvimento Econômico

A penúltima edição deste ano da Central Itinerante da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reuniu 42 empreendedores da localidade de Barra do Pojuca na manhã desta terça-feira (17/10). A atividade, que aconteceu na Escola Municipal Américo Ferreira dos Santos, levou serviços e educação empreendedora para a região.

Comemorando o feito, o titular da Sedec, Waldy Freitas, reconheceu a importância do envolvimento da comunidade em ações voltadas para o desenvolvimento econômico da localidade.  “Estamos finalizando a 13ª edição [da Central Itinerante] aqui em Barra do Pojuca e tivemos a participação da comunidade e o apoio da escola. Como se vê, é possível observar o interesse das pessoas no empreendedorismo. A nossa intenção é fazer o máximo para que, ano que vem, a gente consiga melhorar ainda mais”, observou, vislumbrando o reconhecimento do município junto a entidades como o Sebrae, como referência de destaque no empreendedorismo dirigido ao micro e pequeno empresário.

Juliana Silva, terapeuta emocional, 33 anos, aproveitou a itinerância das atividades da Sedec para buscar instrumentos para potencializar seu negócio. “Vim para aprender porque eu acho que a área de vendas, empreendedorismo e redes sociais tem muita relevância atualmente, mesmo que você seja do ramo da saúde. Como terapeuta, eu também preciso entender sobre vendas”, reconheceu a empresária, que há menos de um ano migrou do setor de alimentação para o ramo do tratamento  terapêutico, por meio do método Terapia de Reprocessamento Generativa (TRG).

Já a consultora de gestão comercial, Elane Souza, 31 anos, teve na busca pelo aprendizado sua principal motivação para participar da edição da Central Itinerante. “O conhecimento é tudo que a gente tem e, assim, conseguimos agregar para outras pessoas, aplicando o que se aprende e pode-se levar adiante. Atualmente, trabalho com tutoria tanto on-line quanto presencial. Então, eu consigo também fazer análises através do digital”, disse, fazendo analogia da rede social Instagram a uma grande vitrine que, segundo ela, “não é só questão de postar, mas de você fazer vendas e pós-venda também, além de captar novos clientes”, observou a empreendedora.  

Na oportunidade, além do curso de Marketing Digital e Empreendedorismo, foram ofertados serviços de auxílio na abertura, consulta de senha, parcelamento de dívida, alteração, declaração ou baixa como Microempreendedor Individual (MEI), bem como emissão de alvará, geração de boletos, emissão da segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), dentre outros.  

De acordo com a Sedec, a última edição da Central Itinerante acontecerá em 14 de novembro num clima de confraternização e reunirá empreendedores, lideranças comunitárias e entidades parceiras para um café da manhã na Casa do Trabalho, localizada na Rua Vera Lúcia Pestana Fróes (antiga Rua do Migrante), s/n.º, Centro.

scroll to top