Centro Cultural Barra do Pojuca encerra 2023 com grande mostra cultural

Secult_Encerramento-2023_Centro-Cultural-Barra-do-Pojuca_Arquivo_9_12_2023-3.jpg

Foto: Secult

Mostra cultural marca o encerramento das atividades de 2023 no Centro Cultural Barra do Pojuca. Na oportunidade, através do Projeto Tocar & Encantar, 241 alunos assistidos apresentaram oficinas de música e dança em um evento realizado sábado (9/12), que celebrou também o aniversário de 1 ano que o equipamento foi entregue à população.
 
Atenta às apresentações e muito feliz pelo aniversário de fundação do centro cultural, a secretária da Cultura (Secult), Márcia Tude, destacou que, “este espaço era um sonho que virou realidade. Anteriormente, aqui funcionava uma biblioteca antiga, que estava em estado crítico, mas conseguimos transformar e construir um espaço muito bacana”. Ao ressaltar a importância da parceria da pasta com a BASF, que ofertou os instrumentos musicais usados nas aulas de música, a gestora pontuou que, “espero que a empresa apoie novamente o nosso projeto em 2024”.
 
Encantada com a grande aula, que foi aberta a toda comunidade, que prestigiou as apresentações das turmas de flauta doce, violão, violino e ballet clássico, Tânia Oberding, responsável pela Diretoria Industrial do Complexo Acrílico da BASF em Camaçari, comentou sobre a felicidade com o resultado do projeto. “Foi maravilhoso. Todos os alunos deram um show. E eu me sinto muito honrada por estar aqui”.
 
Elizete Mota Soares, 67 anos, participante da modalidade Ballet Que Dança — que trabalha a arte dançada como meio transformador, integrando o ballet, o jazz e a dança contemporânea —, elogiou o Centro Cultural Barra do Pojuca. “Este é um equipamento maravilhoso”. Moradora da localidade, a dona de casa compartilhou que as aulas transformaram a sua vida e completou dizendo que, “quando a professora falou que o encerramento seria hoje, eu não dormi. Estava muito ansiosa para chegar logo o dia de me apresentar”.
 
Lucilene Faria de Almeida, 30 anos, que também mora na região e foi prestigiar a filha Melissa Almeida Campos, que se apresentou com a turma de ballet clássico, comentou sobre a importância do centro cultural para a comunidade e destacou que, “em minha opinião, este equipamento é muito necessário. Aqui, as crianças mantêm a mente ocupada e são estimuladas a pensar na profissão que querem no futuro. Foi por isso que trouxe minha filha pra cá e gostei desde o início”.
 
Localizado na Rua Filogônio Gomes de Oliveira, o Centro Cultural Barra do Pojuca é gerido pela Secult. Entregue pela Prefeitura de Camaçari, em 6 de dezembro de 2022, o equipamento assiste crianças com idade a partir de 5 anos, além de adolescentes, jovens e adultos. O Projeto Tocar & Encantar acontece através da parceria com o Ministério da Cultura, sob a Lei n.⁰ 8313/91 (Lei Nacional de Incentivo à Cultura).

scroll to top