Coletivos de periferia inauguram a Casa do Museu Popular da Bahia

Museu-do-Povo-Divulgacao.jpg

Foto: Divulgação

Na data em que se comemoram os festejos da Independência da Bahia, a Casa do Museu Popular da Bahia será inaugurada no dia 2 de julho, no bairro de Fazenda Grande do Retiro. Esta ação faz parte da inciativa dos coletivos “A Pombagem” e “Arte Marginal Salvador”.

local funcionará como um museu comunitário e um centro de referência em estudos de Artes de Rua, Educação Patrimonial e Museologia Popular. Além disso, serão ministradas atividades artístico-culturais, encontros e seminários sobre museologia popular.

De acordo com Janete Brito e Fabricio Brito, mãe e filho que encabeçam a ideia, ser arte-educador patrimonial é usar a arte-educação como expediente metodológico para valorizar e potencializar o patrimônio cultural. Em outras palavras, é articular arte, educação e patrimônio em prol do desenvolvimento da comunidade.

No segundo ano de pandemia, os coletivos residentes iniciaram uma campanha virtual pelo Instagram para mobilizar colaboradores em prol da inauguração da Casa. Através de doação pelo pix as pessoas foram apoiando e se tornando uma base fundamental para ajudar nas demandas do espaço. Com a campanha foi possível pagar contas de água e luz, além de adquirir dois bonecos gigantes. Tem ocorrido doações de todo tipo: instrumentos musicais, tecidos e adereços, bebedouro, uma mala de brinquedos etc.
scroll to top