Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari celebra 5 anos

Secult_Aniverario-conservatorio_Tiago-Pacheco_18.10.23-_-11.jpg

FOTO: Secult

Desde 2019, o Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari, que integra o complexo Cidade do Saber, tem transformado a vida de inúmeras crianças e jovens que tiveram a oportunidade de aprender a tocar um instrumento musical. Para celebrar os 5 anos de fundação, completados nesta quarta-feira (18/10), a programação não poderia ser diferente e contou com a realização de uma série de mostras artísticas realizadas durante todo o dia no equipamento, que é gerido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult).

Entre os educandos que se apresentaram, estava Janine Amorim, que toca viola de arco. Ela conta que ingressou no curso em 2020 e, atualmente, integra a Orquestra Juvenil de Camaçari (OJUC), um dos grupos surgidos a partir do conservatório. “Aprender a tocar era um sonho para mim e através das aulas pude me sentir realizada, o que me deixa muito feliz”, disse ela.

Na instituição há pouco tempo, Júlio Conceição integra uma fanfarra em Parafuso, bairro que mora, onde começou a tocar trompete, mas este ano resolveu ingressar nas aulas do conservatório para aprender um novo instrumento, o trombone. “Gosto muito das aulas e tenho conseguido me desenvolver bem. Mesmo já tendo experiência em apresentações culturais, poder me apresentar em conjunto, com um grupo sinfônico, é uma emoção grande”, afirmou.

Atualmente, o conservatório conta com 139 alunos divididos entre os instrumentos, como trompete, viola, flauta transversal, violino, trompa, saxofone, contrabaixo e violoncelo. Além da OJUC, foi no Conservatório de Música Sinfônica de Camaçari que nasceu a Orquestra Caraípa, que tem como regente o maestro Saullo Guilhermo, que também é coordenador da instituição.

Ele contou da emoção em celebrar os 5 anos de fundação. “Estou aqui por todo este período e é incrível ver tudo o que estamos construindo. Me sinto feliz e realizado. Muitos alunos ingressaram sem saber tocar e observamos em tão pouco tempo eles desenvolvendo as habilidades musicais, dentre outros valores que a música proporciona, que, tenho certeza, eles levarão por toda vida”, destacou, completando que, “esta apresentação comemorativa também é fruto de um trabalho conjunto com o Núcleo de Música da Cidade do Saber, unindo alunos de bateria e piano aos nossos jovens músicos do conservatório”, acrescentou.

Também atuando nesses 5 anos, a professora de teoria musical e de flauta, Lídia Fidel acompanha toda a história do conservatório. Ela ressaltou o sentimento de ver tantos aprendizes passarem por lá. “É lindo ver o desenvolvimento de cada aluno e também ver o quanto eles ficam felizes em poder aprender. Alguns acreditavam que tocar um instrumento era uma meta distante, mas aqui puderam perceber que é possível”, pontuou.

scroll to top