Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é celebrado durante seminário

sedes-mulher-negra.jpg

FOTO: SEDES

Para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e promover uma agenda afirmativa voltada à valorização das mulheres negras do município, bem como fortalecer o combate ao racismo, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) realizou nesta terça-feira, (25/7), o III Seminário das Mulheres Negras dos Povos e Comunidades Tradicionais de Camaçari.

O evento, promovido através da Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, aconteceu no Foyer do Teatro Cidade do Saber e reuniu mulheres dos mais diversos setores e comunidades. A iniciativa trouxe em sua programação, uma variedade de atividades, a exemplo das apresentações culturais, debates, oficinas de beleza e empreendedorismo. A temática abordada nesta edição foi: A Mulher Afrocentrada na Construção de uma Identidade Potente. A ação também contou com o apoio das secretarias da Cultura (Secult) e da Mulher (Semu).

A titular da Sedes, Reni Oliveira, reafirmou o compromisso da gestão com a pauta da igualdade racial. “Hoje é um dia de muita alegria, porque estamos homenageando as mulheres negras, que são maioria não só em Camaçari, mas em todo o estado e também no país. A nossa gestão apoia e fortalece todas as atividades que visam o combate ao racismo e à promoção da igualdade racial nas mais variadas vertentes”, disse.

Representando a Coordenadoria de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, a gerente de Povos e Comunidades Tradicionais, Rose Braga, falou sobre a importância do evento. “Estou muito feliz, porque estamos contribuindo para a evolução e fortalecimento do trabalho de tantas mulheres pretas do nosso município, e vendo hoje esse espaço lotado, vemos o reconhecimento das ações que fazemos durante todo o ano na Sedes, através da Coordenadoria de Igualdade. Com isso, quem está de parabéns são as mulheres pretas de Camaçari”, falou.

Moradora da costa do município, a baiana de acarajé Rita Catarino afirmou que o evento foi um momento importante de valorização para todas as mulheres negras. “Participei também dos seminários anteriores, e eu acho maravilhoso, porque podemos debater algumas questões e é um momento de valorização para a gente”, ressaltou.

O evento também foi parabenizado pela cantora Leide do Arrocha, que reside no Jardim Limoeiro. “Sinto-me representada e homenageada neste evento, porque traz a mulher afro como destaque. Nós também devemos ser lembradas, somos empreendedoras, batalhadoras, empoderadas e não devemos ser discriminadas por conta da nossa cor”, concluiu.

Também participaram do evento, as secretárias da Cultura, Márcia Tude, e da Mulher, Fafá de Senhorinho; e as subsecretárias da Mulher, Bella Batista, e do Esporte, Lazer e Juventude, Dilma Mendes; além da vereadora Professora Angélica.

scroll to top