Edson Fachin é o novo relator da Lava Jato no STF

edson-fachin-1.jpg

Ele ocupa o lugar de Teori Zavascki, morto no úlitmo dia 19. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro Edson Fachin foi sorteado nesta quinta-feira (2) como o novo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele vai conduzir os trabalhos da operação na Corte, após a morte de Teori Zavascki, em um acidente aéreo no dia 19 de janeiro.

Os cinco ministros que fazem parte da Segunda Turma – composta também por Celso Mello, Dias Toffolli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski – participaram do sorteio eletrônico.

O sorteio aconteceu após a presidente do STF, Cármen Lúcia, ordenar a redistribuição do inquérito que investiga o senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL). A denúncia foi apresentada em 2015 pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mas não foi julgada.

O ministro pediu ontem (1), para ser transferido da Primeira para a Segunda Turma.  No entanto, somente hoje foi nomeado oficialmente pela ministra Cármen Lúcia.

Edson Fachin será o responsável por todos os processos relacionados à Lava Jato no Supremo, que somam mais de 40 inquéritos e três ações penais. A expectativa ainda gira em torno da quebra ou não do sigilo das 77 delações de executivos da Odebrecht homologadas na última segunda (30).

O ministro Fachin foi indicado ao Supremo pela ex-presidente Dilma Roussef e passou a integrar a Corte em maio de 2015.

scroll to top