Encontro virtual marca o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas em Camaçari

Sedes_Dia-Nacional-de-Luta-dos-Povos-Indígenas_Tiago-Pacheco_07.02.22_Renata.jpg

Foto: Tiago Pacheco

Na tarde desta segunda-feira (07), aconteceu o Primeiro Encontro de Povos Indígenas do Território de Camaçari. O encontro ocorreu de forma virtual e foi alusivo ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Na oportunidade, representantes de diversas etnias, representantes da sociedade civil e governamentais debateram sobre as necessidades e questões relacionadas à conscientização e direitos dos povos originários.

O coordenador de Igualdade de Direitos e Combate à Discriminação, José Anísio, afirmou que o evento teve a finalidade de valorizar e dar visibilidade às questões indígenas, principalmente no que diz respeito ao direito às terras.

“Aqui em Camaçari temos a comunidade dos Tupinambás que ainda não está aldeada, e nós, enquanto coordenadoria, temos esse compromisso de fortalecer e dar apoio a essa luta”, comenta.

A gerente de Povos e Comunidades Tradicionais, Rose Braga, falou sobre a importância do encontro.

“Hoje aconteceu o primeiro encontro dos indígenas de várias etnias do nosso município, no intuito de abrir esse diálogo em busca de mais políticas públicas para essas comunidades tradicionais. Diversos indígenas trouxeram suas demandas, para que juntos nós pudéssemos construir uma agenda efetiva de promoção de igualdade racial, de empoderamento e de visibilidade para o povo originário de Camaçari”, conta.

Para a cacique, Renata Tupinambá, o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, reforça e traz visibilidade à luta constante de seu povo.

“Estamos reunidos hoje para falar sobre as nossas demandas, que buscamos diariamente para a nossa comunidade”, pontua.

A pajé Rívia Tupinambá também reforçou que o dia em questão não é uma data para ser comemorada, tendo em vista que lembra a morte de um índio, e sim uma data para reflexão e de fortalecimento das lutas que os indígenas enfrentam constantemente.

“Esse é um momento para dar visibilidade às nossas causas e debatermos nossas demandas. Mas é importante que essa discussão não fique apenas no diálogo e que sejam efetivadas através de ações”, ressalta.

O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas é uma data que remete à conscientização e a importância dos debates ligados às pautas dos povos originários, tais como a luta pelo direto da terra, o combate à destruição da natureza, questões ligadas à saúde e educação nas aldeias, bem como o reconhecimento dos saberes tradicionais.

O encontro foi promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) do município.

scroll to top