Escolas da rede municipal recebem concerto musical Brasil de Tuhu

Seduc-musical-escola.jpg

Foto: ASCOM

A Escola Municipal Sônia Regina de Souza, localizada no bairro Phoc III, foi uma das quatro unidades de ensino de Camaçari agraciadas com o Programa de Educação Musical Brasil de Tuhu esta semana, quando a iniciativa, em comemoração aos 15 anos de existência, realiza temporada na Bahia. Inspirada na vida e obra de Heitor Villa-Lobos, a performance musical/didática é realizada pelo Quarteto Brasil de Tuhu, liderado pela violinista e diretora pedagógica do projeto, Carla Rincón.

A iniciativa, que combina música, história e ludicidade na apresentação de concertos didáticos para o público infantil, já passou pela Escola Municipal Giltonia Pereira de Souza, em Arembepe, e pelo Centro Educacional Reitor Edgard Santos, na Gleba A, nos dias 3 e 4 de outubro (terça e quarta-feira), respectivamente. Na sexta-feira (6/10), encerra a temporada de apresentações em Camaçari no Centro Escolar Quilombola da Cordoaria, na comunidade do quilombo de Cordoaria, disseminando noções básicas de ritmo, melodia e harmonia, convidando as crianças a aprenderem brincando.

A vice-gestora da Escola Sônia Regina de Souza, Luciana Cidreira, destaca a relevância pedagógica dessa experiência para os estudantes. “É uma vivência de grande valia para os alunos, pois se trata de uma oportunidade de conhecer melhor e se aproximar mais da música clássica, num contexto que faz alusão à infância”, resumiu.

Os estudantes aprovaram a iniciativa e se mostraram interessados em conhecer mais sobre teoria e prática musical, bem como sobre a história de Vila-Lobos e outros músicos brasileiros renomados.

Adriele Soares, 13 anos, contou que foi uma apresentação repleta de novidades. “Nunca tinha visto alguém tocando violino ao vivo. Foi muito bonito e me deixou com vontade de aprender mais”. Pedro Henrique, 11 anos, tem opinião semelhante. “Foi muito divertido e interativo. Fiquei feliz em estar aqui pra aproveitar esse momento”, afirmou.

A violinista Carla Rincón contou que o concerto didático já foi assistido por mais de 67 mil crianças, em 13 estados brasileiros, desmistificando o universo da música clássica para esse público. “São 15 anos de jornada, muitos quilômetros e muitas crianças envolvidas nesse amor pela educação e pela música brasileira. Nos nossos concertos priorizamos o nosso folclore, as cantigas de roda e de ninar e os nossos artistas”, explicou.

Após os Concertos Didáticos, os alunos recebem o gibi ‘O Brasil de Tuhu’, com a história de um jovem musicista e jogos de musicalização. Além disso, todas as escolas participantes recebem um kit com materiais especialmente pensados para auxiliar os professores em atividades de educação musical em sala de aula.

scroll to top