Escolas municipais de Camaçari servirão café da manhã

c57c05cf-0a2a-4686-8855-d3253d24476c.jpg

A oferta da alimentação escolar está sendo ampliada em toda a Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari, com a inclusão de mais uma refeição diária para os alunos: o café da manhã. Em um ato simbólico, que celebrou a implementação da iniciativa, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (19/4), esta adição à rotina dos estudantes de duas unidades de ensino infantil, uma delas foi o Centro Integrado de Educação Infantil (Ciei) Parque Real Serra Verde, cuja oferta do desjejum foi acompanhada pelo prefeito Elinaldo Araújo e pela secretária da Educação, Neurilene Martins.

O Ciei Parque Real Serra Verde, onde funciona o Projeto Pomar Encantado, e o Ciei Caminho do Mar foram as unidades escolhidas para inaugurar a oferta da primeira refeição diária, em um modelo piloto que será estendido às demais unidades a partir da próxima segunda-feira (25/4), quando serão progressivamente adicionadas em torno de 18 mil refeições diárias para os estudantes da rede, que frequentam o turno matutino em todas as 102 escolas do município.

Na ocasião, o prefeito Elinaldo ressaltou que trata-se do atendimento de uma demanda que tem origem na própria comunidade escolar. “Quem vivencia esse cotidiano sabe o quanto essa iniciativa é importante e fará diferença na vida dessas crianças e adolescentes, por melhorar as condições de aprendizado e, ao mesmo tempo, suprir uma carência de ordem socioeconômica”, explicou o gestor municipal, lembrando que muitas crianças sentiam fome antes da hora do lanche, geralmente servido às 9h40, o que corrobora com a necessidade da nova refeição matinal logo na chegada dos alunos.

De acordo com a Seduc, inicialmente, as refeições adicionadas serão servidas por volta das 8h, na chegada dos alunos, de forma a não comprometer o fluxo pedagógico, e o cardápio levará em consideração o contexto de desjejum, com alimentos nutritivos para fornecer um aporte energético inicial no dia a dia dos discentes.

Alessandra Souza, 30 anos, mãe do estudante João Miguel, de 2 anos, moradora do Parque Real Serra Verde, aprovou a iniciativa. “Recebi essa notícia com muita alegria, pois sabemos da dificuldade que algumas famílias têm, até mesmo pra providenciar alimentação, ainda mais em um período difícil pelo qual o país e o mundo atravessam. Isso vai agregar muito no bem-estar e na saúde das crianças, além de facilitar a nossa manhã, evitando atrasos”, avaliou.

scroll to top