Espetáculo Bito é apresentado no Teatro Alberto Martins

29699b05-5892-4f13-b2a8-bd5899023c31.jpg

A Secretaria da Cultura (Secult) promove o Alberto In Cena, evento que levará, no dia 16 de junho, às 19h, para o palco do Teatro Alberto Martins, a apresentação gratuita do espetáculo teatral Bito, monólogo da artista Brunele Moraes.

Apresentado de forma on-line no período da pandemia, esta será a primeira vez que Bito será levado aos palcos. A montagem aborda a história de uma artista frustrada, que compartilha seus delírios em seus aposentos. Acompanhada de uma taça de vinho, convida o público para embarcar no universo da linguagem protestante, espelhada em suas vivências e inquietações sobre a liberdade de expressão do seu corpo, fala e locais físicos.

Mulheres artistas convidadas ganham voz compartilhando suas histórias e criando uma imersão para este universo. Um encontro de artes com mulheres de várias gerações e regiões, todas criadas das mais diferentes formas. Violência contra a mulher, machismo, menstruação, estupro, relacionamento abusivo, tradições, aborto, questões de gênero, sexualidade e maternidade são alguns dos assuntos levantados pela atriz.

“Nunca se falou tanto sobre empoderamento feminino. Existem várias vertentes sobre isso, quero instalar uma provocação e incomodar através da minha arte, alcançando essas pessoas e começando a plantar uma semente para desconstruir algumas ideias superficiais e entender um pouco mais sobre o que verdadeiramente é o feminismo”, disse Brunele Moraes.

A artista ainda acrescentou que “o teatro nos presenteia com várias possibilidades de compreensão, questiona o que é dito como polêmico e relevante, provocando a ideia para uma construção de sociedade igualitária, vai além de apenas ganhar voz, é reexistir todos os dias. As estatísticas de violência contra as mulheres subiram grandemente, e ouço perguntas como está todos os dias, a Lei Maria da Penha é bem aplicada? Estamos aqui juntas para entender, fortalecer e causar uma explosão do tal “sexo frágil”. Temos voz”.

A intervenção parte de pesquisas laboratoriais, vivências acadêmicas e pessoais das artistas convidadas e da artista atuante. Brunele é atriz, pesquisadora, diretora teatral, produtora, arte-educadora, fisioterapeuta e gradunada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O evento é realizado através do edital Cidade Cultural. A classificação indicativa é de 16 anos.

scroll to top