Funceb encerra programação do Prêmio Pierre Verger

Verger-Lucas-Malkut.jpeg

Foto: Lucas Malkut

Dando continuidade à programação do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger – 8ª edição, o próximo final de semana será agitado no Palacete das Artes, em Salvador. No sábado (19) a Funceb promoverá um encontro com a fotógrafa Arlete Soares, e no domingo (20) a oficina “Manejando Imagens” será  ministrada pelo artista Washington da Selva.

O Encontro de sábado começará às 15h, e marca o fim da programação que levou artistas visuais e fotógrafos renomados para discutirem o contexto atual e os rumos da fotografia durante a exposição coletiva do Prêmio Pierre Verger, no Palacete das Artes. A última convidada do Encontro é Arlete Soares, fotógrafa que integra a exposição “Homenagem ao Percurso”, que conta o percurso de Pierre Verger na Bahia a partir das fotografias de Arlete Soares e do acervo religioso do etnólogo francês, que atualmente pertence à Pai Balbino.

Na ocasião, Arlete Soares contará um pouco da sua trajetória na fotografia, e abrirá o espaço para responder perguntas do público. Baiana de Valença, Arlete mudou-se para Salvador ainda criança e formou-se em pedagogia. Foi secretária geral do Teatro Castro Alves e assumiu sua direção por algum tempo. Deixou o Brasil durante o regime militar e foi estudar psicologia em Paris, onde começou a fotografar em 1969, em meio à contracultura, a convite de seu amigo Sebastião Salgado.

Oficina

No domingo (20), das 14h às 18h, haverá atividade “Manejando Imagens: oficina de re-produção de narrativas históricas e familiares”, que será ministrada pelo artista premiado nesta edição do Prêmio Pierre Verger, Washington da Selva. A oficina será gratuita, para pessoas a partir de 15 anos de idade, e limitada às 20 primeiras inscrições, ou mediante seleção realizada pelo artista. Para participar a pessoa interessada deverá levar um celular com navegador e câmera, e haverá emissão de certificado no final.

Na oficina o artista aplicará o conceito de “manejo”, muito utilizado na agricultura, a fim de manusear, reproduzir e mudar a localização de imagens que compõem as narrativas familiares anteriores ao nosso nascimento. “Assim, recorreremos a acervos nacionais de arquivos de fotografia, lugares que, para grupos historicamente excluídos, são importantes para acessar a memória coletiva”, explica Washington.

Na atividade serão discutidas histórias que compõem narrativas familiares desde antes do nascimento, participantes irão conhecer e aprender a buscar imagens relevantes às narrativas de suas vidas em arquivos digitais de fotografia, fazer um estudo de iconografia sobre os elementos presentes nas imagens encontradas, e editar as imagens impressas utilizando diferentes recursos e procedimentos que sejam coerentes a cada participante.

Washington da Selva é natural do Carmo do Paraíba (MG), e foi contemplado pelo Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger – 8ª edição na categoria Questões Históricas. Em sua pesquisa e produção artística experimenta a construção de uma poética autoetnográfica e autobiogeográfica, onde utiliza de narrativas de experiências pessoais e de familiares no trabalho na zona rural do Cerrado de Minas Gerais.

Exposição

A exposição coletiva dos ensaios premiados da oitava edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger e a exposição Homenagem ao Percurso seguem abertas no Palacete de Artes, em Salvador, de terça-feira a domingo, das 13h às 17h, com entrada gratuita e mediante comprovação.

scroll to top