Máscaras por Nós: ‘Wakanda Warriors’ junta guerreirxs das periferias de Salvador contra o Coronavírus

Wakanda-Ags9.png

Foto: Lane Silva

Por: Kamila Silva

Em tempos de pandemia, as guerreiras e guerreiros de Wakanda estão a todo o vapor para salvar os seus, que neste caso são as trabalhadoras e trabalhadores mais afetados pela crise na economia causada pelo novo coronavírus.

A empresa soteropolitana de educação empreendedora Wakanda Warriors está incentivando a venda coletiva de máscaras de tecido para o combate a pandemia da Covid-19 em Salvador, a cidade mais negra fora do continente africano. A instituição de guerreiras e guerreiros de Wakanda apresenta uma rede de empreendedoras/es, que se unem para além de fabricar itens essenciais de combate ao novo coronavírus, mas também gerar renda às mãos trabalhadoras que residem nas comunidades periféricas da capital baiana. Afinal, “guerreiro não foge da luta e não pode correr”.

O projeto conta com parcerias de iniciativas públicas e privadas e até agora já vendeu mais de 1.000,00 (mil) unidades.

“Nós conseguimos a primeira encomenda e dessa forma distribuímos R$ 7 mil reais em encomendas para oito famílias de costureiras, imagina o que podemos fazer com outras encomendas maiores!”, diz esperançosa a CEO Karine Oliveira.

Vejas as marcas conhecidas em Salvador pela ousadia e criatividade, que participam da rede: Xibiu de Mainha – quitute de dona Maria Eunice que conquista os soteropolitanos com a qualidade, além da simpatia de sua filha, Priscila Monique; Bixa Costura – que alia a moda à diversidade, com confecção e idealização de peças, sob medida e a marca Tons da Terra, especializada em peças de vestuário moda étnica. Ao todo são mais de 25 empreendedores fabricantes de máscaras artesanais, a maioria de bairros periféricos de Salvador-BA. “Ao realizar a compra com o nosso coletivo, as empresas não adquirem apenas máscaras de pano, mas promovem também o fortalecimento destes empreendimentos, despertando assim a responsabilidade social e autonomia dessas famílias”, afirma Karine.

A gestora ressalta ainda que se sente motivada com a autonomia do trabalho desses empreendedores e diz que o potencial dessas pessoas pode ser usado além deste momento de pandemia.

“ Minha maior motivação é olhar para a periferia e só conseguir enxergar sua grandeza, percebo que a autonomia econômica através do trabalho justo é uma saída para além da Covid-19”, encerra.

A produção emergencial de máscaras produzidas pela rede Wakanda Warriors para outras empresas apresenta os critérios estabelecidos pelas recomendações do Ministério da Saúde para prevenção e controle da doença. As máscaras possuem camadas protetoras reforçadas, feitas sob medidas para ajuste no rosto, confeccionadas com os tecidos recomendados, tais como: algodão, tricoline e TNT.

 

Curtiu a iniciativa e quer conhecer mais a Wakanda? Acesse o site  da empresa ou visite o perfil @wakanda.warriors no Instagram.

scroll to top