Monumento em homenagem a heroína Maria Felipa é inaugurado em Salvador

Maria-Felipa-Secom-PMS.jpg

Foto: Secom PMS

Fonte: Metro1

A prefeitura de Salvador inaugurou nesta quinta-feira (27) um monumento em homenagem a Maria Felipa, uma das heroínas da Independência do Brasil na Bahia.

A inauguração ocorreu na Praça Cairu, no Comércio, e encerrou o cronograma da prefeitura de Salvador em celebração aos 200 anos do 2 de Julho.  “Esse monumento é um reconhecimento ao exemplo de coragem e de força da mulher negra baiana. Representa a principal homenagem que Maria Felipa recebe em Salvador nesses 200 anos. A resistência de Maria Felipa, expulsando definitivamente os portugueses do solo baiano, será para sempre lembrada”, disse o prefeito Bruno Reis (União).

A escultura, que mede cerca de três metros, é de autoria da artista plástica Nádia Taquary. A obra conta com um QR code do projeto Reconectar, que proporciona aos visitantes conhecerem um pouco mais sobre a história da personagem.

Divergências

Para além do monumento, a existência de Maria Felipa não é consenso entre pesquisadores e estudiosos. Em entrevista no dia 4 de julho, o historiador Jaime Nascimento disse não acreditar na existência dela. Segundo ele, não há qualquer menção à ela em documentos que abordam a Independência do Brasil na Bahia. 

Já Matheus Buente, também historiador, disse que a tentativa de apagar a memória de Maria Felipa é reflexo do racismo. “Quando um historiador fala que Maria Felipa não existiu, peço desculpas aos colegas, mas temos muito mais racismo do que uma explicação embasada. É muito mais a questão de não querer entender o contexto de uma pessoa preta no século 19, do que a vontade de ser fiel ao passado”, avaliou.

scroll to top