Moradores de Arembepe participam de oficina para revisão do PDDU

Revisao-de-PDDU-Moradores-de-Arembepe.jpeg

Moradores da localidade de Arembepe, na Costa de Camaçari, participaram da oficina de participação social para elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e dos códigos Ambiental, Urbanístico e de Obras do município, nesta segunda-feira (28/8). O encontro realizado na quadra poliesportiva da Escola Municipal Giltônia Pereira de Souza, reuniu dezenas de pessoas.

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), a oficina teve como objetivo principal, levantar as expectativas de visão de futuro da população, considerando o horizonte de 10 anos, delineando a “Camaçari que Queremos”.

No início da atividade, a importância da participação popular para revisão do Plano Diretor foi abordada pela titular da Sedur, Andréa Montenegro. “Na revisão do PDDU é fundamental essa participação da comunidade. Nós queremos levar até a Câmara de Vereadores, uma peça que de fato retrate a visão de Camaçari que todos nós queremos. Aqui é o momento de cada um passar o seu pensamento, de dar a sua contribuição”, enfatizou.

O segundo momento, conduzido pela assistente social e integrante do Consórcio AUR-IBDI, Rafaela Cidade, foi marcado pela retomada geral dos conteúdos do diagnóstico e do prognóstico participativo. “Trago aqui, um resumo rápido do que vocês irão trabalhar nos grupos, para auxiliar na reflexão para as proposições e ações da “Camaçari que Queremos”, da cidade que vocês querem, em cima dos cinco Pilares da Sustentabilidade”, explicou.

Após os esclarecimentos, os participantes foram divididos em cinco grupos. Robsney Ferreira, que integrou o grupo Parcerias, parabenizou a iniciativa. “Eu achei que a parte que cabe a gente, que é expor, colocar as proposições do que a gente quer, nós fizemos aqui hoje. Espero que venha ser planejado para o município. Acredito que possa valer muito a pena. E torcemos que muitas das coisas que nós trouxemos, sejam implantadas no Plano Diretor”, finalizou.

Integrante do grupo que discutiu o pilar Prosperidade, Rita de Cássia Correia, moradora do Vilarejo, achou o encontro importante. “Achei ótimo. Estou morando definitivamente aqui em Arembepe desde 2019 e nunca tinha tido a oportunidade de participar de uma ação do PDDU que é importante por planejar ideias, pensando em melhorias não só para comunidade, mas pensando no crescimento para toda Camaçari”, concluiu.

No intuito de dialogar sobre as proposições, os participantes se reuniram em plenária, para apresentar as suas ações e escalas de prioridades, abrindo o diálogo para concordância e anuência das propostas da oficina.

scroll to top