Novos servidores do município são certificados pelo curso básico de Libras

Seduc_PPAC_servidores-certificado-de-formacao-em-Libras_Arquivo_-2.jpeg

FOTO: SEDUC

35 novos servidores do município estão habilitados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A capacitação aconteceu por meio da 5ª edição do curso básico promovido pelo Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).

A subsecretária de Governo, Ilay Ellery, celebrou o amadurecimento do município ao promover a capacitação em Libras para o seu quadro de servidores. “Isso evidencia a preocupação da gestão em gerar letramento para um maior número de pessoas. Aqui estamos aprendendo a linguagem dos surdos, o que para nós é uma grande honra, inclusive falando como ex-aluna que sou”, disse, já fazendo referência ao novo engajamento na turma do nível intermediário, cujas aulas terão início em 30 de outubro.

Integralizado em 60 horas de atividades, o processo formativo do curso básico teve como professora Kleide Moraes, intérprete, tradutora em Libras e membro da equipe do GTC-PPAC. “Já foram cinco edições, com turmas mistas, e uma sexta formada somente por servidores da Secult [Secretaria da Cultura]. A gente tem sentido os servidores empolgados e ávidos por aprender. E nada disso seria possível sem o apoio do município, por meio da equipe do GTC. Então, nós somos muito gratos”, disse, mostrando empolgação em ver a primeira turma do nível intermediário, já tomando corpo e, com isso, o trabalho realizado em Camaçari tornando-se referência na Bahia.

A Associação de Amparo e Proteção aos Surdos de Camaçari (AAPSC) foi uma parceira ativa da capacitação. No decorrer do curso, vários de seus membros estiveram presentes e promoveram a comunicação entre os participantes. No ato de certificação a presidente da instituição, a pedagoga Grasiela Matias, falou que, “estou muito emocionada, porque é tanta coisa que a gente passa. Aqui, em Camaçari, o surdo sofre muito, porque a gente não tem essa acessibilidade. Toda essa equipe, essa união entre o PPAC [Prefeito Amigo da Criança] e a nossa associação, mostra que somos pessoas guerreiras e que continuam brigando por esse trabalho”, reconheceu agradecida.

Uma das alunas certificadas pelo curso básico de Libras foi Ise Carvalho, nutricionista integrante da equipe multiprofissional da Secretaria da Saúde (Sesau). Ela considerou que o processo de aprendizagem não foi difícil, mas que seu maior desafio vai ser o de se manter atualizada. “Libras sempre me interessou e eu gosto de línguas. O processo de inclusão é muito importante e na área de saúde tem pouca gente capaz de fazer esse tipo de acolhimento”, destacou a servidora.

Para a auxiliar de disciplina da Secretaria da Educação (Seduc), Sônia Siqueira, participar do curso foi um sonho que ganhou vida. “A gente vê essa necessidade todo dia na nossa realidade escolar. Recebemos esse público e aí queremos estar preparados para acolhê-los, pois eles têm o direito de serem inseridos e incluídos no meio social e é nossa obrigação, enquanto servidor público e agente social, nos prepararmos para essa realidade”, ponderou.

Além da Seduc e Sesau, integraram a 5ª turma servidores das secretarias de Governo (Segov) e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) que, somados aos das turmas anteriores, já formam um corpo de cerca de 400 agentes municipais capacitados em Libras.

A iniciativa acontece em atendimento à Lei n.º 13.431 – que ficou conhecida como Lei da Escuta Especializada ou Lei da Escuta Protegida – de 4 de abril de 2017.  Por meio dessa política de governo, a administração municipal promove o enriquecimento da competência linguística do funcionalismo público, ao tempo em que proporciona crescente acessibilidade linguística a cidadãos surdos e deficientes auditivos, junto a serviços prestados pelo governo.

A cerimônia de certificação da 5ª turma do curso básico de Libras aconteceu nesta segunda-feira (23/10), no auditório da Secretaria de Governo (Segov). 

scroll to top