O grande volume de chuva do domingo (07) prejudicou diversas famílias na cidade

WhatsApp-Image-2021-11-07-at-18.52.51.jpeg

Foto: Enviada por moradores

Como já era previsto o fim de semana foi de chuvas fortes em Camaçari no último domingo dia (07.11), diversas famílias da cidade tiveram suas casas alagadas e devido a isso algumas delas perderam móveis e bens pessoais. Para alguns moradores os bueiros entupidos pode ser a causa das residências terem sido invadidas pela água.

No bairro do Ficam II, a moradora Rita de Cássia precisou tirar seu bebê de 2 meses as pressas de casa quando percebeu que o nível da água estava atingindo também o berço da criança. Ela e sua família precisaram esperar a chuva cessar para tentar limar a casa e depois avaliar o prejuízo trazido pelas chuvas.  Na mesma rua o muro de uma casa caiu atingindo a casa de trás.

A equipe técnica da defesa civil órgão vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp) foi acionada e fez a vistoria nas casas, os funcionários orientaram os moradores a aguardar o encaminhamento aos órgãos municipais competentes. Também foram verificadas as condições dos bairros Jardim Brasília, Piaçaveira, Parque Verde I, dos 46 e Gleba B.

A iniciativa chamada de Operação Chuva na cidade, montada pelo governo municipal tem o objetivo de amparar e dar assistência social às famílias que tiveram suas residências atingidas devido ao grande volume de chuva. Por isso equipes as secretárias da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim; do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Reni Oliveira, e dos Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha, e o diretor-presidente da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Mota, percorreram os pontos mais críticos e afetados na cidade.

A titular da Sedes pontua que desde cedo as equipes visitaram as localidades com o intuito de identificar a necessidade de atendimento de emergência. “A Sedes está fazendo o levantamento da parte de emergência e verificando todas as situações, e caso sejam observadas circunstâncias de urgência, entregaremos os benefícios eventuais para aqueles que precisam e nós retornamos com o atendimento”, explica Reni.

A gestora da Seinfra, Joselene Cardim, ressalta que “apesar dos trabalhos desenvolvidos no decorrer dos meses com a limpeza dos canais e das obras de macrodrenagem, nós fomos surpreendidos com essa forte chuva. Porém, estamos acompanhando essa situação desde cedo para que ninguém fique desamparado”, ressalta Cardim.

Colaboradores da Secretaria da Habitação (Sehab), também acompanharam a ação. Após as visitas, a titular da Seinfra ainda realizou uma reunião com os diretores e técnicos da pasta a fim de discutir estratégias emergenciais e preventivas.

scroll to top