Panorama Internacional Coisa de Cinema: diretoras apresentam produções africanas

cinemaafricano_divulgacao.jpg
Como parte da programação do Panorama Internacional Coisa de Cinema, evento que está sendo realizado nos municípios de Salvador e Cachoeira, acontece no próximo domingo (18/11) e segunda-feira (19), uma sessão especial e uma masterclass que destaca uma mostra da produção cinematográfica da Nigéria e do Quênia. Em Cachoeira, o acesso à programação é gratuito, enquanto na capital baiana, os ingressos custarão R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia).
Mestre em animação pelo Royal College of Art (Londres), a Queniana Ng’endo Mukii realiza a masterclass Taxidermia Fílmica da Animação, no sábado, às 15h50. Ela defende esta linguagem como meio para representar sua herança cultural e como forma de resistência às narrativas coloniais, ao racismo e aos estereótipos.
Ao longo da explanação, Ng’endo exibirá dez curtas de sua autoria, incluindo sua obra mais conhecida, Febre Amarela (Yellow Fever), e Marielle Franco, uma homenagem à vereadora brasileira assassinada em março deste ano, no Rio de Janeiro. A cineasta está em Salvador integrando o Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador.
Outra diretora é a nigeriana Chika Anadu que trabalha com cinema há dez anos, Anadu, que vem a Salvador para apresentar o seu primeiro longa-metragem, B for Boy (M de Menino). Resultado de um processo criativo que incluiu residências nos festivais de Cannes e de Berlim, o filme mostra uma mulher de classe média fortemente pressionada pela família para ter um filho homem. O longa revela a discriminação sofrida pelas mulheres nigerianas em nome da cultura e da religião, e será exibido na segunda-feira, às 17h50, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, sede do Panorama em Salvador.
Chika e Ng’endo irão integrar a mesa Mulheres no Cinema Negro e Diaspórico, onde conversam com o público sobre o lugar das mulheres negras na produção audiovisual africana e diaspórica, considerando desde questões que vão da autoria ao mercado. Na atividade, programada para 15h50 da segunda-feira, as cineastas abordarão a relação com seus territórios de origem e os reflexos disso em suas obras, bem como seus processos de produção e financiamento e os desafios para a profissionalização.
A programação completa e mais informações sobre o Panorama Internacional de Cinema podem ser acessadas por meio do link http://coisadecinema.com.br/xiii-panorama.
scroll to top