Policlínicas de Salvador realizam mais de 295 mil exames e 90 mil consultas

Narandiba_48.jpg

Foto: Divulgação/FESF-SUS

Neste mês de junho, as policlínicas de Salvador, localizadas em Narandiba e Escada, comemoram um ano de funcionamento com serviço oferecido pelo Sistema Único de Saúde.  Desde a inauguração, no dia 13 (Narandiba) e 16 (Escada), pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), elas estão sob gestão da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e já realizaram mais de 295 mil exames e ultrapassaram 90 mil consultas neste primeiro ano de funcionamento. 

A marca significativa foi apenas um dos atrativos apontados pelo secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, para apontar a unidade como referência de gestão. “Já sabíamos, eu e a ministra Nísia Trindade [Saúde], dessa experiência muito importante para o Brasil, uma das mais ousadas em atenção de saúde especializada com as policlínicas […] e a Fesf estando na frente, uma fundação estatal, é também um formato de gestão pública que nos interessa muito acompanhar”, destacou, em sua última visita às instalações da Policlínica de Narandiba, no dia 13 de março.  

Exames 

No rol de exames ofertados estão ultrassonografias (com e sem doppler), raio-x, endoscopia digestiva, colonoscopia, colposcopia, retossigmoideoscopia, ecocardiografia, eletrocardiograma, anatomia patológica, mamografia, biópsia da mama, histeroscopia diagnóstica, preventivo, ressonância magnética, teste ergométrico, laringoscopia e videolaringoscopia, audiometria total, imitanciometria, logoaudiometria, tomografia computadorizada e exames laboratoriais de patologias clínicas. 

Aduilson Roberto Santos, morador da Fazenda Grande do Retiro, é um dos atendidos pela policlínica de Narandiba: lá, ele já fez exames de sangue, de coração e outros que nem se lembra do nome. “Eu queria parabenizar principalmente os funcionários, que nos atendem muito bem, mas também ao governo por ter criado esse sistema de saúde ‘show de bola’!”, agradeceu. 

O mês de março teve o recorde no número de exames realizados: foram 17.050 em Narandiba, que dá uma média de 775 exames por dia; e 17.221 em Escada, ou 783 por dia, em média. O atendimento tanto para exames quanto para consultas acontece de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, mediante agendamento digital ou por telefone.  

O diretor-geral da FESF-SUS, Ricardo Mendonça, reforçou que o atendimento ao público é 100% pelo SUS. “As duas unidades de policlínicas administradas pela FESF-SUS entregam um serviço de qualidade para o usuário do SUS, nos exames e nas consultas com médicos especialistas”, garantiu. 

A fala é endossada por Eliana dos Santos Machado, gerente de RH e usuária do SUS: “Meu atendimento na policlínica de Escada foi maravilhoso, são profissionais de alta qualidade e funcionários com boa educação, instruídos. O atendimento é de primeira qualidade. Eu particularmente adorei, porque a gente já está em um nível de estresse tão grande e chegar em um lugar onde é bem atendido e seus problemas ficam em segundo plano, você se sente acolhido”. 

Consultas 

As consultas também alcançaram números impressionantes. Em janeiro, a unidade de Escada bateu o recorde com 4.759 consultas, ou 216 por dia – número já superado no último mês de maio, com 4.817 atendimentos. As especialidades médicas oferecidas são: ginecologia, anestesia, mastologia, angiologia, cardiologia, endocrinologia, cirurgia geral, gastroenterologia, otorrinolaringologia e  coloproctologia na unidade.  

“Foi muito importante ter conhecido para poder ver de perto os consultórios, os equipamentos e os usuários do SUS sendo atendidos e toda a dinâmica que nós podemos incorporar como uma das possibilidades dentro da política nacionais de atenção especializada como o presidente Lula está nos determinando para reduzir as filas de cirurgias, de exames e consultas”, acrescentou o representante do Ministério da Saúde ao visitar a policlínica de Narandiba.  

O recorde desta unidade data de março, com 5.773 consultas – ou 262, em média, por dia. Além da lista de consultas oferecidas em Escada, aqui ainda há a adição de consultas com  

Já Viviane, moradora do Lobato, passou dois meses sendo atendida na policlínica de Escada tratando de uma lesão no pé e fez diversos elogios a equipe e a unidade. “O atendimento daqui é maravilhoso, todo mundo cuidou bem de mim até o momento da alta”, defendeu. 

Equipe 

A opinião dela é compartilhada pela própria equipe, que tem nos colegas o combustível para a dedicação para atender os pacientes cada vez melhor. “Fazer parte dessa equipe da Policlínica de Escada dá muito orgulho para mim, todos os dias eu aprendo com meus colegas de trabalho, gestores e pacientes. Só tenho a agradecer”, conta Ingrid Nogueira, recepcionista em Escada, há um ano. 

Lucas Porto trabalha ao lado de Ingrid e, mesmo com menos tempo de casa, reforça o posicionamento da colega. “Vou fazer um ano de empresa e estou muito orgulhoso de fazer parte da FESF-SUS”, revela. 

Em Narandiba, a situação não é diferente. Bernardino dos Santos, morador do bairro, encheu de elogios ao quadro de colaboradores. “Quero parabenizar a policlínica de Narandiba por todo o serviço. Fiz exame do coração, laboratório, exame de próstata, todos aqui, e só tenho a agradecer a essa equipe maravilhosa”, contou.       

Os cidadãos podem acessar os serviços das policlínicas por meio de agendamento, via SAC Digital (pelo site www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo), e pelo 0800 071 5353. Pelo celular ou site, é necessário fazer um cadastro, selecionar qual o tipo de atendimento desejado e enviar os documentos necessários para concluir a marcação.

scroll to top