Prefeitura celebra Dia do Feirante no Centro Comercial de Camaçari

Sesp-Dia-do-feirante.jpg

Como forma de homenagear todos aqueles comerciantes que dão vida às feiras do município, a Prefeitura de Camaçari comemorou o Dia do Feirante na tarde desta sexta-feira (25/8). A atividade reuniu permissionários,  que atuam no Centro Comercial de Camaçari (CCC), em ação promovida pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), por meio da coordenação administrativa do espaço.

Após a abertura, com culto de agradecimento, os presentes bateram parabéns em homenagem a todos os feirantes. Entre eles, o vice-prefeito José Tude que disse se sentir orgulhoso em participar da iniciativa. “Há 22 anos foi inaugurada a nova feira de Camaçari e tanta gente que participou daquele momento está presente aqui hoje”. Na ocasião, ele parabenizou os feirantes pela força e determinação, equiparando-os a soldados, que têm também no 25 de agosto a celebração do dia.

O vice-prefeito presenteou a feirante mais antiga do espaço, dona Severina Inácio, com um vaso de begônias rosas. Dos 73 anos de vida, 40 tem sido como feirante do segmento de hortifrúti. Emocionada, ela reconheceu que, “a gente não estaria aqui, nessa feira, se não fosse ele [Tude]. A feira sempre foi na lama, tudo velho, chuva, esgoto a céu aberto, e hoje em dia, pode-se dizer que a gente tá no céu! Hoje só tenho a agradecer”, celebrou.

Namuciés de Souza, atual coordenador do CCC e gestor da Diretoria de Ordem Pública (Dirop) da Sesp, destacou as melhorias que o espaço vem ganhando, a fim de promover melhores condições no ambiente. “Estamos reformando todos os banheiros, pretendemos transferir o pessoal que trabalha com açougue para uma área perto do hortifrúti. Vamos, também, fazer melhorias na sinalização e pavimentação da área de carga e descarga, já telamos tudo na praça de alimentação para isolar a área dos restaurantes da presença de pombos, além de toda pintura, como já se vê, sempre pensando no melhor para o feirante”, enumerou.

Através da coordenação administrativa do equipamento, é organizado fluxo diário de 1.100 permissionários. Em média, esses profissionais contam com o apoio de dois a cinco colaboradores, o que perfaz um movimento superior a 5 mil pessoas diariamente no local, nos cerca de 840 boxes. E isso sem contar com os clientes.

Nas alas superior e inferior, o consumidor encontra uma variedade de produtos, entre frutas, legumes, vestuário, estética e beleza, eletrônicos, cereais, bombonieres, tabacarias, perfumaria, importados, dentre outros. Comercializando celulares, acessórios, skates e complementos afins há 17 anos no Centro Comercial, mas atuando como feirante há 25, Miqueias Silva, 36 anos, diz que já nasceu feirante. “Minha família toda faz isso. Todo mundo tem um box aqui na feira, de meu pai [Roque] a irmãos”, revelou.

Perguntado sobre a que ele credita toda a longevidade do seu negócio, Miquéias revelou ser devido à “comunicação, né? À honestidade também. Porque é muito difícil se manter no mesmo local se não for honesto. Acho que sem comunicação e sem honestidade não fica em lugar nenhum”.

Um dos clientes de Miquéias, Bruno Andrade, 18 anos, morador do bairro Nova Vitória, disse que, “a feira sempre salva. Sempre que eu preciso de algo para comprar, de comer a vestir, eu encontro aqui”, falou aproveitando o dia comemorativo pra renovar o skate.

Para a permissionária Jerônima Silva, 59 anos, que herdou o ofício no ramo de alimentação de outras gerações da família, o prazer do feirante é o bem servir. “É bom demais lidar com as pessoas, atender, né? Com amor, fazendo o que a gente gosta, ajudando o próximo. E aqui [na feira] é muito bom. Então, foi aqui que eu criei meus filhos e vou continuar até o dia que o Senhor permitir”, afirmou ‘Nice da Feira’, alcunha com a qual é conhecida junto aos clientes e colegas do espaço.

Além do equipamento localizado no centro de Camaçari, outras localidades contam com espaços de finalidade similar. Os feirantes possuem espaços fixos de comércio também em Monte Gordo e Barra do Pojuca, que atualmente passam por obras de requalificação.

Consciente da importância desses agentes, como geradores de emprego e renda dentro da cadeia produtiva do município, através do abastecimento direto na mesa da família camaçariense, a prefeitura promove, também, feirinhas locais. Organizadas pela Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), acontecem em diversos pontos da costa e da sede, contemplando agricultores familiares que fazem girar mercadorias em relação direta com o consumidor.

Às quintas-feiras, a feirinha da Sedap acontece no estacionamento da prefeitura, no Centro Administrativo, com 59 barracas padronizadas. Aos sábados, acontecem, simultaneamente, na Gleba E, onde são disponibilizadas 15 estruturas; em Barra do Pojuca, 44; em Arembepe, 25; e Jauá, 17. Todas as feirinhas da Sedap acontecem das 5h30 às 12h30.

scroll to top