Prefeitura realiza mais de 1,5 mil fiscalizações no fim de semana

Fiscalizacao-G1.jpg

Foto: G1

A Prefeitura de Salvador promoveu, no último fim de semana, mais de 1,5 mil fiscalizações na cidade. Somente a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) promoveu, entre a sexta-feira (18) e o domingo (20), mais de 1,2 mil vistorias na cidade.

No período, os agentes de fiscalização notificaram 22 estabelecimentos, sendo 14 bares e restaurantes, um comércio de equipamentos telefônicos, dois comércios de rua, um depósito de bebidas, uma farmácia, dois mercados/supermercados e uma revendedora de veículos. Uma interdição foi feita no bairro de Ondina.

As vistorias aconteceram em 47 bairros de Salvador, com notificações em estabelecimentos localizados em Pernambués, Ondina, Pituba, Engenho Velho da Federação, Garcia, Barris, Dois de Julho, Barroquinha, Caixa D’Água, Engenho Velho de Brotas e Pau Miúdo. Nenhuma aglomeração foi dispersada neste final de semana. Desde o dia 11 de janeiro, quando entraram em vigor novos decretos sanitários, a Sedur realizou mais quase 15 mil vistorias, com 432 notificações, nove interdições e dispersou sete aglomerações.

Operação Sílere – Durante o final de semana, também foram realizadas fiscalizações para combater a poluição sonora na capital baiana. A Operação Sílere, composta por agentes da Sedur e policiais civis e militares, fez mais de 300 vistorias.

Através do Fala Salvador 156 foram registradas 680 denúncias. Os bairros mais denunciados entre sexta e domingo foram Itapuã, Pernambués, Fazenda Grande do Retiro e São Caetano.

No total, 53 equipamentos de som foram apreendidos nos bairros de Itapuã, Paripe, Uruguai, Massaranduba, Bairro da Paz, Parque Bela Vista, Pernambués, Pau Miúdo, Cidade Nova, Engenho Velho de Brotas, Pituaçu, Engenho Velho da Federação, Castelo Branco, Piatã e Boa Vista de São Caetano.

Guarda Civil Municipal – Durante o final de semana, 100 agentes da GCM atuaram em apoio aos órgãos públicos, a exemplo das blitze de Lei Seca com a Transalvador, fiscalização de comércio informal na poligonal da Feira do Rolo, na Baixa do Fiscal, além da Operação Tolerância Zero, com agentes da Semop, visando o cumprimento dos decretos municipais. Os agentes também atuaram no combate à poluição sonora, em apoio a Sedur, na Operação Morfeu.

No que se refere às atividades de prevenção, a Banda de Música da Guarda Civil Municipal, que utiliza a música como instrumento de propagação da paz, se apresentou no último sábado (19), na Base Avançada da GCM na Barra. A intenção foi levar música de qualidade e entretenimento ao público, além de aproximar ainda mais a instituição da sociedade soteropolitana.

Os agentes também atuaram com patrulhamento preventivo, proteção de prédios públicos e apoio em eventos sociais. Durante as ações, não foram registradas ocorrências relevantes.

Feira do Rolo – Para coibir o comércio de rua irregular, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em uma ação integrada com a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), realizou, no domingo (20), apreensões de bens de origem duvidosa e equipamentos sem a devida licença para instalação no logradouro público. Agentes do órgão também dispersaram o público nas regiões do Largo do Tanque, Nilo Peçanha, Afrânio Peixoto/Baixa do Fiscal e ruas transversais.

A operação contou com a atuação de 41 prepostos e dez viaturas. Foram feitas sete apreensões, dentre elas cinco sacos contendo produtos diversos danificados, um saco contendo roupas e sapatos danificados e um quadro de bicicleta danificado.

Cumprimento de Demandas – Encabeçada pela Semop, a Operação Cumprimento de Demandas, realizada no bairro de Pau da Lima, na Rua São Luís, no domingo (20), teve como objetivo a desativação de barracas irregulares. Doze agentes atuaram na ação, que contou com uma frota de cinco veículos. Durante a fiscalização, uma barraca de chapa foi retirada pelo proprietário.

Tolerância Zero – Além disso, através da Operação Tolerância Zero, agentes de fiscalização da Semop monitoraram atividades do comércio informal no bairro de Itapuã, neste final de semana. No entanto, não houve apreensão de mercadorias.

scroll to top