Prefeitura se reúne com consórcio responsável pela revisão do PDDU

Segov_Sedur_Reuniao-PDDU_Jean-Victor_26.01.23-5.jpg

Foto: Segov

A Prefeitura de Camaçari, por meio de Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), se reuniu nesta quinta-feira (26/1), com representantes do Consórcio AUR- IBDI, vencedor da licitação e que será responsável por executar a revisão e elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

O PDDU é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana e é parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual incorporarem as instruções e as prioridades nele contidas.

Para dar início ao encontro, a titular da Sedur e presidente da Comissão Executiva, Andréa Montenegro, fez uso da palavra e falou sobre a importância do encontro. “Dia de alívio para mim. Nós sabemos o quanto vem sendo trabalhado essa condução do plano diretor, e conhecer a empresa responsável por essa revisão é de fato um momento também importante. Reforço a necessidade da participação popular nessa construção. É uma política urbana, que todos estão aguardando que aconteça. Que Deus esteja à frente do trabalho”, concluiu.

De acordo com o secretário de Governo, José Gama, trata-se de um projeto de gestão e na oportunidade pediu o empenho de todos os envolvidos. “Estamos juntos nesse projeto de gestão e é um tema importante. O PDDU nos trouxe a essa mesa com muita responsabilidade. Iniciamos em 2019 e tivemos que interromper por conta da pandemia, contudo, o governo está alinhado, buscando avançar nesse calendário. A gestão é grata a todos que em 2019 iniciaram esse processo, pois graças a esse trabalho podemos já começar com grandes avanços.  Peço empenho e comprometimento de todos para finalizarmos esse trabalho”, concluiu.

Na ocasião, a representante do Consórcio e arquiteta, Maria Fernanda Lopes Ruas, falou da satisfação em poder contribuir com essa revisão. “Eu acho que o PDDU tem que vir sempre para o equilíbrio. Pensar no futuro, mas pensar no hoje também, pois existem anseios diferentes na comunidade. Agora que recebemos o material, que nos mostra o que foi feito anteriormente, vamos nos reunir, avaliar e esperarmos até a segunda-feira (30/1), dar uma data para a apresentação do plano de ação e ajustar o cronograma. Vamos primar pela qualidade do trabalho, para entregar”, sinalizou.

A reunião foi celebrada pela equipe técnica da pasta, entre eles o urbanista e coordenador de Planejamento e Projetos (CPP), da Sedur, Fábio Moura Costa, “O PDDU por competência regimental está na Sedur, mas ele não trabalha só com o desenvolvimento urbano, ele traz também a política do meio ambiente. O desenvolvimento urbano é transversal em todo o governo. Tem que trazer vários planos, das diversas áreas, social, saúde, cultura e vários outros. Vale ressaltar que a empresa precisará saber dialogar com todas as secretarias”, frisou.

O encontro contou ainda com a presença de representantes dos conselhos municipais da Cidade (Concidade) e do Meio Ambiente (Comam). “Feliz com essa etapa. É preciso agora partir para o trabalho. Saio daqui tranquilo, sabendo que estamos no caminho certo”, disse o presidente do Comam, Joel Pereira. Representando o Concidade, Susana Torres, destacou a importância do trabalho da equipe técnica. “Vim mais como ouvinte. No primeiro momento lá em 2019, eu fiquei preocupada com essa contratação. Conheço o corpo técnico da Sedur e sei que são capazes de atuar nesta demanda, mas compreendi que não havia como assumir as atividades da pasta e trabalhar no PDDU”.

O PDDU deve ser o instrumento básico da política urbana do município, estabelecendo normas e procedimentos para a realização desta política, fixando diretrizes, prevendo instrumentos e definindo ações setoriais, a fim de alcançar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e das propriedades, de forma a garantir o bem-estar de seus habitantes.

Também participaram da reunião, o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos; os vereadores Gilvan Sousa e Dr. Samuka; além do procurador-geral do município, Bruno Nova.

scroll to top