Programa Criança Feliz em Ação: 1° Workshop é promovido pela Sedes; confira

Sedes_Sedes-promove-1°-Workshop-Crianca-Feliz-em-Acao_Jean-Victor_1.6.23-4.jpg

Foto: Jean Victor

Com o intuito de abordar e difundir as ações desenvolvidas pelo Programa Criança Feliz no município, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), promoveu nesta quinta-feira (1/6), o 1° Workshop Criança Feliz em Ação. A iniciativa aconteceu no auditório da Secretaria de Governo (Segov).

Além das oficinas com as temáticas voltadas à aplicação das atividades durante as visitas domiciliares, a programação do workshop foi enriquecida com algumas palestras ministradas por convidados, a exemplo do palestrante motivacional Domingos Rodrigues, que trouxe para o evento sua experiência pessoal como forma de inspiração; e dos servidores Alba Borges e José Anísio, que abordaram a questão do Racismo Institucional durante a Apresentação do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI).

Na oportunidade, a titular da Sedes, Reni Oliveira, reforçou o compromisso da gestão com a primeira infância. “Promovemos hoje esse evento belíssimo e percebemos o comprometimento de cada visitador, de casa supervisor, e isso demonstra também a preocupação que a nossa gestão tem com a primeira infância, porque é dando apoio às famílias, é investindo agora, é incentivando agora, que teremos boas gerações futuras”, falou.

A coordenadora do Programa Criança Feliz, Lilian Costa, falou sobre a finalidade do evento. “Com esse workshop queremos romper alguns muros e estabelecer pontes. Queremos tornar o programa mais conhecido, e que a população saiba que o município abraça um programa do Governo Federal, agregando e dando a sua contrapartida municipal para que o programa alcance um maior número de pessoas”, disse.

A coordenadora da Proteção Social Básica, Lilian Moura, destacou a importância da ocasião para a troca de experiências e interação, principalmente entre os visitadores. “Esse momento foi uma grande oportunidade para trocar ideias e agregar conhecimento. As visitadoras estão em contextos diferentes, em territórios diferentes, e com essa atividade, elas puderam se unir, interagir e compartilhar situações específicas, de acordo com a realidade de cada localidade, por isso esse foi um momento riquíssimo”, concluiu.

O Programa Criança Feliz foi instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto n.º 8.869, de 5 de outubro de 2016, e consolidada pelo Decreto n.º 9.579, de 22 de novembro de 2018, com o intuito de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A iniciativa se desenvolve por meio de visitas domiciliares, que buscam envolver ações intersetoriais com as políticas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Direitos Humanos.

Entre os objetivos do programa estão: o estímulo ao desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, em situação de vulnerabilidade e risco social, fortalecendo vínculos familiares e comunitários; a qualificação e o incentivo ao atendimento e ao acompanhamento nos serviços socioassistenciais para famílias com gestantes e crianças na primeira infância, que estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e Benefício de Prestação Continuada – BPC; além do apoio às famílias com gestantes e crianças na primeira infância, no exercício da função protetiva; e ampliar acesso a serviços e direitos.

O evento contou com a participação das visitadoras e supervisoras do programa, coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), agentes de diversos setores da Proteção Social Básica, além de representantes de outras pastas da gestão.

scroll to top