Projeto Cata Bagulho da Sesp é destaque em 2023

SESP-CATA-BAGULHO-DESTAQUE-EM-2023.jpg

FOTO: SESP

Por meio de diversas ações realizadas através das coordenadorias especializadas, a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), atendeu a população de Camaçari em todas as localidades da sede, costa e zona rural ao longo de 2023. O período também foi marcado pela concretização de maior aproximação da pasta com a população, que se deu através do Projeto Cata Bagulho, implementado em abril para reforçar os trabalhos de limpeza pública na cidade.

Os serviços executados pela Sesp beneficiaram os munícipes nos mais diferentes setores. Considerados essenciais para a manutenção do bem-estar dos cidadãos de Camaçari, as equipes cumpriram os programas e cronogramas de ações voltadas para manutenção de cemitérios públicos, gestão e fiscalização de feiras e mercados municipais, licenciamento e fiscalização de comércio ambulante, vigilância patrimonial, iluminação pública, defesa civil, transporte universitário e limpeza urbana.

Reconhecida como uma das ações mais importantes realizadas pela secretaria durante o ano, o Cata Bagulho totalizou 29 edições e contemplou 43 bairros do município. Sobre os resultados do projeto, a secretária Arlene Rocha comentou que, “entre os meses de abril e novembro coletamos algo em torno de 55 toneladas [t] de materiais inservíveis. Tudo isso, graças a nossa equipe de servidores, que atuaram antes, durante e depois de cada coleta, e ao engajamento dos moradores que aderiram aos trabalhos e dispensaram, para o nosso caminhão personalizado, móveis e eletrodomésticos em desuso e materiais recicláveis”.

Por meio da Coordenação de Limpeza Urbana (CLU), o serviço na cidade também abrange a coleta de resíduos domiciliares, que durante os 12 meses somaram quase 70 mil t. Enquanto a coleta de entulho manual e mecanizada atingiu mais de 80 mil t. Já a varrição de vias e logradouros públicos, contemplaram 212.674 mil quilômetros (km) de rua. A capinação mecanizada em vias públicas alcançou 3.441 horas de máquina em operação.

A entrega de mais um Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (EcoPEV), no bairro Gleba B, e de uma lixeira subterrânea, em Guarajuba; a instalação de mais um banheiro antivandalismo, no Terminal de Integração Rodoviário (TIR); e a reposição de papeleiras e contêineres metálicos em outras regiões da sede e da costa, também fizeram parte do conjunto de ações da CLU.

Outro setor, cujas ações tiveram grande importância para a conservação da ordem pública, foi a Coordenação de Licenciamento e Fiscalização do Comércio Ambulante (CLFCA), que desempenhou um papel crucial na organização e regulamentação de festas e eventos na cidade, com destaque para o Festival de Arembepe, realizado em março; os festejos juninos, em junho; as festas populares de julho; e o Natal de Luz, em dezembro. Ao todo, a coordenação realizou 874 credenciamentos de trabalhadores do comércio ambulante, notificando os irregulares, e orientando-os para que regularizasse a situação junto ao setor.

No que se refere aos serviços voltados para a manutenção e ampliação da iluminação pública, com o objetivo de proporcionar maior segurança, conforto e melhor visibilidade nas vias públicas, beneficiando moradores da sede e da costa do município, destaca-se a requalificação da rede, a partir da troca de lâmpadas comuns (fluorescentes), para modelos em LED, consideradas mais modernas, econômicas e seguras para o meio ambiente. Ao todo, foram realizados serviços em mais de 41 mil pontos. A instalação da iluminação temática natalina, também é de atribuição da Sesp, que garantiu 1.041 peças, distribuídas nos espaços de maior circulação, como praças, ruas e avenidas da cidade.

Responsável pelo cadastramento e recadastramento do público beneficiado pelo Programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU) e pela fiscalização do serviço, a Sesp, através da Coordenadoria de Transporte Universitário (CTU), realizou 2.166 novas inscrições no decorrer do ano, atendendo estudantes ingressantes em ambos os períodos letivos (2023.1 e 2023.2). Na mesma época, entre os alunos que fazem uso do benefício desde anos anteriores, a pasta realizou 3.695 recadastramentos. Atualmente, a prefeitura dispõe de 70 roteiros, sendo 55 para atender o público da sede, e outros 15, que contemplam os da costa.

Quanto aos serviços prestados pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), foram atendidas 1.569 diligências, entre os meses de janeiro a outubro, sendo 173 incêndios em geral (residencial, vegetação e outros), 233 resgates de animais de grande porte e outros peçonhentos, como cavalos e cobras, respectivamente. Com relação aos alagamentos, enchentes, deslizamentos de terras e riscos de desabamento, a equipe da Defesa Civil atendeu 30 ocorrências. Também foram realizadas 400 vistorias técnicas, 173 podas de árvores, 16 desobstruções de rede e 544 remoção de ninhos e/ou capturas de insetos, como marimbondos e abelhas.

Também é de competência da Sesp a manutenção das feiras e mercados públicos, preservando o bem-estar e segurança de permissionários e frequentadores. Para tanto, a pasta mantém, em caráter contínuo, os serviços de limpeza em geral, manutenções corretivas estruturais, melhorias na iluminação dentro e no entorno dos equipamentos, dedetização, dentre outras ações. Os cemitérios municipais, também recebem serviços de limpeza em geral, integrando roçagem, pinturas, criação de canteiros e conservação de jardins.

Com relação ao desempenho da Coordenação de Vigilância Patrimonial (CVP), que atua na salvaguarda de prédios públicos, através de controle e monitoramento dos equipamentos, um trabalho ostensivo foi realizado ao longo de todo o ano, com reforços das equipes de segurança, durante os eventos festivos, e implantação de novos postos de vigilância. O setor, formado por 274 servidores, entre efetivos, comissionados e terceirizados, atende 56 prédios situados na sede e na costa.

Para 2024, as expectativas da pasta é manter todos os serviços em plena atividade, e ampliá-los para outras localidades, beneficiando os moradores dos quatro cantos da cidade. O retorno do Cata Bagulho está confirmado para fevereiro, logo após o carnaval, quando as equipes voltarão às ruas mobilizando populares e fazendo a coleta necessária, garantindo, assim, uma cidade cada vez mais limpa para todos.

scroll to top