Roda de Conversa abre a semana alusiva ao Dia Nacional da Pessoa em Situação de Rua

roda-de-conversa.jpeg

Foto: Adeilson Carvalho

Iniciando as atividades alusivas ao Dia Nacional da Pessoa em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) promoveu, nesta segunda-feira (15/8), no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), uma roda de conversa com a temática sobre acesso a emprego e renda.

A coordenadora da Proteção Social Especial, Maria do Socorro Pereira, falou sobre a programação, que vai até a próxima sexta-feira (19/8).  “Durante toda a semana, faremos ações voltadas a este público, nas quais abordaremos as necessidades e demandas da população em situação de rua. Teremos dia de lazer, de cultura, de atividades físicas e lúdicas, além de mostrar os serviços que são oferecidos rotineiramente pelo Centro Pop”, falou.

A coordenadora do equipamento, Nancy Lobato, pontuou que a finalidade da iniciativa é promover um contexto de conscientização, trazendo visibilidade, além de abordar políticas públicas voltadas a este segmento da sociedade. “Essa semana de eventos tem o intuito de sensibilizar a população sobre os direitos dessas pessoas. Além disso, também buscamos trazer ações coletivas e intersetoriais, oferecendo oportunidade para que eles consigam enxergar novas perspectivas, garantindo assim a diminuição da vulnerabilidade e também a autonomia”, ressaltou.

A roda de conversa sobre a temática de emprego e renda contou com a parceria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Técnico da pasta, o advogado Gilberto Cruz, ressaltou a importância da temática abordada. “O cidadão quando passa a viver na rua, em sua maioria, ele se desconecta no que diz respeito aos seus direitos e deveres. Essas pessoas precisam de apoio, de oportunidades e na palestra de hoje, trouxemos para eles uma nova visão, sobre autoestima, sobre oportunidades e mostramos para eles, que é possível sim, ter dignidade e esperança, pois eles são cidadãos de direitos, pessoas capazes, e que é possível sair dessa situação”, ressaltou.

Confira a programação completa das Atividades do Centro Pop:

16/8 – Jornada esportiva /campeonato de dama e dominó (parceria com a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), às 8h30, no Centro Pop;

17/8 – Interação cidadã em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau) e a Sejuv, às 9h, no Horto Florestal Linaldo da Silva.
A atividade promoverá palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), testagem rápida, corte de cabelo e barba e cabide solidário;

18/8 – II Fórum Municipal da População em Situação de Rua, das 8h30 às 12h, no auditório da OAB (programação voltada para a rede de proteção e assistidos);

19/8 – Caminhada alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua.

scroll to top