Secult promove oficina gratuita de Impressão 3D

Secult_Finalizacao-Oficina-Impressao-3D_Jean-Victor_29.5.23-4.jpg

Foto: Jean Victor

Com o objetivo de fomentar e capacitar os cidadãos de Camaçari através da cultura maker, a Secretaria da Cultura (Secult) promoveu a oficina gratuita de Impressão 3D, encerrada nesta segunda-feira (29/5). A iniciativa foi dividida em dois módulos, sendo o primeiro, de Modelagem 3D, e o segundo, de impressão, no qual os alunos puderam aplicar o conhecimento da primeira etapa.

Ao todo, 42 pessoas, com idade a partir de 15 anos, foram beneficiadas com a ação, promovida através do Laboratório de Tecnologia de Camaçari (LABTEC). Entre os alunos estava Gustavo Fernandes, 18 anos, que é estudante de Engenharia da Computação, e conhecia um pouco sobre a área de impressão 3D. “Pude aprofundar o conhecimento. Achei a oficina muito legal e aprendi bastante coisa”, avaliou.

Quem também participou da qualificação foi Larissa Dantas, 18 anos, que em breve irá ingressar na graduação de Engenharia de Controle e Automação. “Nunca tinha tido contato com a área, então foi uma oportunidade ótima. Além do aprendizado, foi uma experiência divertida”, disse.

A oficina de Modelagem 3D foi realizada durante o mês de abril, com carga horária de 18 horas, e a de Impressão 3D aconteceu em maio, com 21 horas de carga horária, contando com turmas matutina e vespertina. As aulas foram ministradas pelo doutor em Engenharia de Projetos, Michell Thompson.

A coordenadora do LABTEC, Ana Nery dos Santos, ressaltou que o resultado foi superpositivo. “Foi bastante proveitoso e, de fato, conseguimos capacitar as pessoas. Algumas, inclusive, já passaram a trabalhar na área com a produção de produtos. Os alunos abraçaram o projeto e fizeram deste conhecimento uma profissão”, afirmou.

scroll to top