Seduc promove ações alusivas à Semana da Pessoa com Deficiência na Pestalozzi

Seduc-semana-da-deficiencia.jpg

Foto: SEDUC

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Associação Pestalozzi de Camaçari – uma das instituições de educação inclusiva que compõem as unidades de ensino da Rede Pública Municipal – realizou uma programação toda especial com o intuito de mostrar as habilidades e competências dos estudantes. Na manhã desta quinta-feira (25/8), a secretária da Educação, Neurilene Martins, foi à unidade prestigiar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, com o tema Encantos da Bahia.

A gestora da Seduc elogiou a utilização de aspectos culturais da Bahia como norteadores das atividades, o que resultou em produtos inspirados nas linguagens artísticas que estão presentes no cotidiano dos alunos. “Foi lindo ver as salas temáticas e ver o quanto eles estudaram sobre as culturas da Bahia, na relação com a arte, a escrita e os ritmos, tudo a serviço das aprendizagens desses estudantes, nas dimensões emocionais, éticas e cognitivas. Nessa relação, percebemos que essa é uma via de mão dupla, pois eles também nos ensinam muito”, observou.

A Associação Pestalozzi de Camaçari atende a cerca de 70 alunos e todos participaram ativamente do trabalho, compondo painéis, cartazes e muitos outros produtos sob orientação dos professores. A diretora da unidade, Luciane Souza, falou sobre o trabalho desenvolvido. “Fizemos cinco salas temáticas, cada uma apresentando uma peculiaridade cultural da Bahia – Sons, Culinária, Ritmo, História do Pelourinho e Turismo. Tudo foi produzido pelos alunos, com o auxílio dos professores. Por isso eles falam sobre os trabalhos com tanta propriedade, porque foi tudo muito participativo”, descreveu.

Os professores fizeram uma avaliação positiva da iniciativa, sobretudo, por conseguirem integrar os estudantes, estimulando o protagonismo e as interações sociais, ao mesmo tempo em que disseminaram informações sobre a história e a cultura da Bahia. A professora Bárbara Reis trabalhou com dinâmicas relacionadas ao turismo, com direito a teatralização de situações que costumam ocorrer nas praias da região. “Nosso tema foi a praia, o lazer e as oportunidades de emprego, valorizando os ambulantes e trabalhando a questão do reconhecimento das cédulas, tudo de forma muito lúdica”, pontuou.

Entre os estudantes, a animação era evidente. O aluno da turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA 2), Gilson Santos, 44 anos, guiou a secretária pela sala que retrata os sons da Bahia, passando pela biografia de cantores, histórias, curiosidades e muitas canções. “Achei ótimo participar desse trabalho com música baiana, música popular brasileira, grandes artistas do nosso estado, foi muito bom”, afirmou.

Na sexta-feira (26/8), as salas temáticas serão abertas à visitação dos familiares, que poderão conhecer os projetos e os produtos realizados e construídos pelos estudantes, fortalecendo os vínculos familiares e evidenciando a capacidade criativa e produtiva dos alunos para os que convivem com eles e para a população em geral.

scroll to top