Sedur dará início às Oficinas de Participação do PDDU

Sedur_card_Oficinas-de-participacao-social-2.jpeg

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), dará início nesta terça-feira (6/6), a Etapa 2 para a elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Camaçari (PDDU), com o 1º Ciclo de Oficinas de Participação Social.

O primeiro encontro será realizado na Escola Virgínia Reis Tude, no bairro Verdes Horizontes, e contemplará também a população residente nos Parques Verdes II e III, Rio Prata, Massaranduba e Parafuso, com previsão de início às 17h30 e término às 20h30. O credenciamento ocorrerá das 17h às 17h30.

Esta fase refere-se ao levantamento de informações qualitativas por meio da participação social e institucional para a elaboração do Diagnóstico e do prognóstico, desenhando o cenário atual – “Camaçari É” – e o cenário de tendências otimista e pessimista – “Camaçari Tendências”. Somados aos dados e informações dos diagnósticos técnicos, que já começaram a ser elaborados, esses cenários são o ponto de partida para as propostas de elaboração da revisão do PDDU.

O primeiro ciclo será composto por nove oficinas, que terão o objetivo de promover uma participação democrática, transparente e representativa da comunidade na elaboração do Plano Diretor, visando a construção de uma peça que atenda às necessidades e aspirações da população, promovendo o desenvolvimento urbano sustentável, a justiça social e a qualidade de vida.

O encontro será um espaço colaborativo, em que os participantes poderão compartilhar suas visões da realidade atual do município. Será utilizada uma metodologia dinâmica, que combinará apresentações teóricas e práticas, promovendo um diálogo participativo e interativo entre a equipe técnica e os participantes. A atividade terá cinco momentos, que são: abertura; percepção inicial; dinâmica dos Cinco Pilares da Sustentabilidade; conceituação teórica; e avaliação.

No primeiro ciclo acontecerão cinco oficinas na sede e quatro na costa. Os eventos públicos ocorrerão em dias úteis e aos sábados, com previsão de início às 17h30 e término às 20h30 e das 8h30 às 12h, respectivamente.

scroll to top