Sedur promove 1ª oficina de participação social do PDDU

Sedur_Primeira-oficina-do-ciclo-de-oficinas-de-participacao-social-do-PDDU_Josue_06_06_2023-7.jpeg

Foto: Josué Silva

Com o objetivo principal de promover uma colaboração democrática, transparente e representativa do município no processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), e dos códigos Urbanísticos, Ambiental e de Obras, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), promoveu nesta terça-feira (6/6), a primeira oficina de participação social, no bairro Verdes Horizontes.

O encontro, que durou pouco mais que três horas, foi realizado na quadra poliesportiva da Escola Municipal Virgínia Reis Tude, e integra o primeiro ciclo de oficinas do cenário atual – “Camaçari É” e “Camaçari Tendências”, que fazem parte da Etapa 2 do Plano de Trabalho, onde estão previstos nove oficinas, todas com o mesmo objetivo, discutir com os participantes sobre o cenário atual de Camaçari.

Antes de iniciar os trabalhos, a titular da Sedur, Andréa Montenegro, agradeceu a presença dos participantes. “Estamos dando início, hoje, a um ciclo de nove oficinas, que acontecerão todas neste mês de junho. Quero agradecer, numa noite chuvosa, a participação de cada um de vocês. Eu percebo aqui, pessoas que tem liderança e também compromisso forte com a nossa cidade. Contribuam, deem suas sugestões e participem. Esse é o momento de fato, de participação popular”, salientou.

Morador do Parque Verde 2, o estudante Vagne Manoel, participou ativamente. “Eu vim participar dessa oficina do PDDU, pois entendo que é uma coisa importante pra comunidade. Amei a dinâmica que foi aplicada, fez a gente debater entre a gente sobre as leis e sobre tudo que nós queremos para os próximos 10 anos. Foi muito interessante participar”, disse.

A dinâmica dos 5Ps foi a metodologia aplicada na oficina. Por meio de um quebra-cabeça, no qual cada pilar da sustentabilidade (pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias) era uma peça, os participantes foram convidados a montar cinco grupos, ficando um tema por equipe. Na ocasião, cada conjunto dialogou a respeito do entendimento e percepções do pilar recebido, relacionando a experiência ao seu território de identidade.

Residente do bairro Verdes Horizontes há 32 anos, Luiz Amaral viu na oficina uma oportunidade de contribuir com o avanço da cidade. “Quero parabenizar a prefeitura por esse projeto, eu acho que é uma iniciativa importante, onde nós vamos trabalhar as comunidades para o futuro. Vamos trazer para essas oficinas, ideias para o governo atual e também para os governos futuros”, destacou.

A segunda oficina acontecerá no dia 13 de junho, a partir das 17h30, no Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho, no Parque das Mangabas, na sede. O credenciamento será realizado das 17h às 17h30. Podem participar das atividades, representantes de associação de moradores, lideranças, e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de conselhos municipais e de organizações da sociedade civil.

O calendário completo, com os locais e horários dos próximos encontros deste primeiro ciclo, está disponível no Portal do PDDU, que pode ser acessado por meio do endereço: https://pddu.camacari.ba.gov.br/.

Confira o cronograma completo:

13 de junho, às 17h30 – Centro Educacional Hidelbrando Lima Filho, no Parque das Mangabas;
15 de junho, às 17h30 – Escola Municipal Helena Celestino de Magalhães, no Gravatá;
17 de junho, às 8h30 – Escola Municipal Américo Ferreira dos Santos, em Barra do Pojuca;
19 de junho, às 17h30 – Horto Florestal Linaldo da Silva, no Centro;
20 de junho, às 17h30 – Escola Cosme de Farias, no Phoc I;
27 de junho, às 17h30 – Escola Municipal Eliza Dias de Azevedo, em Vila de Abrantes;
29 de junho, às 17h30 – Centro Educacional Tancredo Neves, em Jauá;
30 de junho, às 17h30 – Escola Municipal Amélia Rodrigues, em Monte Gordo.

scroll to top