Sehab realiza 5ª certificação do PTS e certifica 163 alunos

Sehab_5a-Certificacao-do-PTS_Arthur-Vinicius_19.10-5.jpg

Foto: Sehab

Nesta quinta-feira (19/10), a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Habitação (Sehab), em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou a 5ª certificação do Projeto Técnico Social (PTS), que aconteceu no auditório da secretaria de Governo (Segov), quando 163 alunos foram certificados.

Os formandos concluíram cursos de auxiliar de operações logísticas, operação de empilhadeira elétrica, eletricista de instalações industriais, conferente de carga e descarga, informática básica, mecânico de manutenção de máquinas industriais, produção de doces finos e confeccionador de lingerie e moda praia. Os beneficiados são moradores dos empreendimentos morada dos Pardais e dos Sabiás, localizados no bairro Jardim Limoeiro, e Parque das Algarobas I, II e III, situados no bairro Santa Maria.

O PTS vem ofertando cursos técnicos profissionalizantes para os moradores dos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), iniciativa habitacional do governo federal, que tem como intuito capacitar e gerar oportunidade de emprego para os beneficiários. 

A titular da pasta, Vívian Angelim comentou sobre a 5ª certificação do PTS. “Essa cerimônia é mais que uma comemoração. Vê que essas 163 pessoas chegaram até o fim das capacitações, é muito gratificante pra nós”, destacou ao dizer que, “ainda tem muito PTS pela frente esse ano” concluiu.

Para a coordenadora do Senai, Valdeci Santana, a importância da solenidade de certificação vai além da entrega do certificado aos alunos.  “Em muitos casos, tendo como base os relatos dos moradores, é a concretização de um sonho, a oportunidade de resgatar a autoestima, o empoderamento pessoal e o protagonismo daquela pessoa que tudo que estava precisando era um estímulo para dar sentido novamente à vida”, pontuou.

A moradora do Residencial Parque das Algarobas, Elcimar Caldeira, que concluiu o curso de auxiliar de operações logísticas, falou da alegria que é estar com conhecimento na cabeça e o certificado em mãos. “É uma felicidade enorme ter passado por essa capacitação, pois o ramo de logística vem crescendo demais em Camaçari. Tenho fé que vou conseguir uma colocação no mercado de trabalho” declarou esperançosa.

Emocionado com a conclusão do curso, Antônio Araújo, também morador do Residencial Parque das Algarobas, declarou que foi uma experiência nova e muito gratificante. “Porque, pra mim, uma pessoa de 56 anos, onde a juventude tem mais experiência, vitalidade e disposição, conseguir concluir o curso de informática básica e ter esse certificado em mãos, é uma realização”.

scroll to top