‘Semana da Inclusão’ promove retificação do registro de nascimento para adequação de nome e gênero de pessoas trans

d7dedc9e-f79b-4e30-9a00-2ea59e8347fb.jpg

Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, celebrado em 28 de junho, o Ministério Público estadual em parceria com o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris/Shopping da Bahia) está promovendo a segunda edição da ‘Semana da Inclusão’, no segundo piso do Shopping da Bahia, em Salvador. A programação conta com palestras, orientação jurídica sobre os direitos das pessoas LGBTI+ e o ‘4o Mutirão de Inclusão: Identidades Cidadãs’, onde é possível, até a próxima sexta-feira (1º/7), realizar gratuitamente todo o procedimento de retificação do Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN).

A novidade desta edição é a possibilidade de retificação do registro civil de pessoas não binárias, aquelas que não se reconhecem pertencentes a apenas um gênero, ou seja, sua identidade e expressão vão além do masculino e feminino. O não binário sente que seu gênero vai além ou está fora do binômio homem-mulher e pode defini-lo com outro nome, além de transitá-lo entre os dois. A ação conta também com a presença dos Cartórios de Registro Civil de Brotas e Conceição da Praia e da Comissão de Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Ba).

“Nosso objetivo é garantir dignidade e respeito às pessoas transexuais e travestis a ter acesso ao direito básico de registro do seu nome de acordo com a sua identidade de gênero. A novidade desta edição é a retificação de nome e gênero das pessoas não binárias que se tornou possível a partir do provimento do Tribunal de Justiça da Bahia, e das corregedorias geral e do interior”, destacou a promotora de Justiça Márcia Teixeira, que atua na primeira Promotoria de Justiça de Direitos Humanos com atribuição na defesa da população LGBTI+.

Ela ressaltou a importância das parcerias para garantir os direitos e dar visibilidade às temáticas relacionadas a essa população. “A parceria entre o Instituto Íris/Shopping da Bahia, os Cartórios de Registro Civil de Brotas e Conceição da Praia e a Comissão da Diversidade da OAB-Ba são essenciais para dar visibilidade aos direitos da população LGBTIA+, em especial em um shopping de grande circulação como o Shopping da Bahia. Reafirmamos que o Ministério Público se coloca à disposição para firmar novas parcerias em comarcas do interior para dar visibilidade à essa temática e garantir os direitos das pessoas LGBTI+”, ressaltou a promotora de Justiça.

Para a oficial de registro civil do Cartório de Conceição da Praia, Luciana Vila Martha, “é muito importante que mutirões como esse aconteçam em locais públicos de fácil acesso à população como shoppings e metrôs para possibilitar que as pessoas tenham acesso a um direito fundamental que é o de ter a adequação do seu registro ao gênero com a qual ela se identifica”. O 4o Mutirão de Inclusão: Identidades Cidadãs acontece das 14h às 18h, até a próxima sexta-feira, dia 1o de julho. Os interessados deverão levar os seguintes documentos: RG, certidão de nascimento/certidão de casamento, título de eleitor, certificado de reservista, comprovante de residência ou declaração de residência e declaração para fins de averbação de pré-nome e gênero.

Casamento coletivo homoafetivo

Na tarde desta terça-feira (28/6), a Semana da Inclusão contou com um casamento coletivo homoafetivo de nove casais. O casamento foi celebrado pelo tabelião Otávio Câmara de Queiroz, do 14o Tabelionato de Notas de Salvador. Depois de 11 anos de namoro, Charline Macedo e Narjara Paim resolveram oficializar a união e se emocionaram ao falar sobre a importância desse ato no Dia do Orgulho LGBTI+. “É muito importante que as pessoas sejam reconhecidas pelo que elas são. Trata-se de uma questão de representatividade. Essa ação diz para a sociedade que nós existimos, pedimos e precisamos de respeito”, ressaltou Narjara Paim.

Juntos há 3 anos e meio, o casal Adnelson de Souza Filho e Anderson Ferreira destacaram o nervosismo e a ansiedade com o novo passo que deram ao oficializar a união. “Não poderia ser numa data mais importante como hoje, Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, porque nesse ato a gente reforça que temos direitos como qualquer outro cidadão e que os nossos corpos precisam ser reconhecidos socialmente. Queríamos muito oficializar nosso casamento e não poderia ser mais mágico selarmos nossa união civil nessa data e num sistema de governo tão estranho que estamos vivendo”, afirmou Anderson Ferreira.

A Semana da Inclusão contará hoje, dia 29, com uma palestra sobre “Empregabilidade e diversidade no mundo do trabalho’, às 17h, ministrada pelos advogados Ives Bitencourt, presidente da Comissão da Diversidade da OAB/Ba, Samantha Lins e Marjorie Mendonça. Amanhã, dia 30, às 17h, ocorrerá a palestra ‘Acolhimento e respeito na contemporaneidade’ que contará com a participação das advogadas Janaina Abreu, Carol Amorim e da bacharela em direito Yuna Vitória.

Também haverá o depoimento da mãe de LGBT e militante Sandra Munhoz, gestora de uma casa de acolhimento para mulheres em violência e LGBTs em vulnerabilidade social. E na sexta, dia 1o, às 17h, haverá a palestra ‘Dialogando sobre políticas públicas e direitos da comunidade’, que contará com a participação do ativista e homem trans João Hugo e da advogada Luise Reis, além do depoimento da primeira mulher trans no curso de direito da Universidade Estadual de Camaçari (Uneb), Ila Izidio. As palestras serão mediadas por Spadina Banks.

scroll to top