Sesau Fila Zero contabiliza mais de 300 mil procedimentos entre exames e consultas em Camaçari

sesau-fila-zero-atendimentos-.jpeg

Foto: Ascom/PMC

Iniciado em 10 de janeiro de 2022 pela Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, com recursos próprios da Prefeitura, o Sesau Fila Zero, maior programa de exames, consultas e cirurgias eletivas de Camaçari, já realizou até o dia 30 de maio deste ano, 300 mil procedimentos entre exames e consultas e 3.213 cirurgias eletivas. Em média, são 582 procedimentos, por dia, desde o início do programa, que é uma iniciativa inédita na história da gestão pública do município.

Além do Sesau Fila Zero, a secretaria realizou, em 2018, o mutirão de cirurgias eletivas, no qual foram executados cerca de 900 procedimentos cirúrgicos em pouco menos de quatro meses. “Temos trabalhado para cuidar da saúde da nossa população todos os dias. Não posso falar que estamos 100%, pois problemas ainda existem, sim. Mas, o trabalho é diário para corrigir esses problemas. Minha missão é oferecer à população de Camaçari, apesar das adversidades e entraves que existem, o melhor serviço de saúde possível em todas as áreas”, afirmou Elias Natan, secretário de Saúde.

Apesar dos avanços na Média e Alta Complexidade, Elias Natan salienta o trabalho feito na Atenção Básica como outro ponto que tem avançado. Ciente de que é na Atenção Básica que está o principal serviço de saúde, pois é lá que é feita a saúde preventiva, a Sesau tem investido muito em ações e atividades que promovem saúde para população, a exemplo do Sesau Mais Perto de Você e o Sesau no Seu Bairro, que levou serviços de saúde para mais de 90 mil pessoas das áreas mais distantes da cidade.

“Temos incentivado as equipes de Saúde da Família a realizarem ações com os grupos Hiperdia, cuidando de hipertensos e diabéticos. Também temos cobrado um atendimento mais humano nas unidades de saúde. Como resultado desse trabalho, Camaçari conquistou mais uma vez, de acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro lugar entre os municípios mais populosos da Bahia no serviço da Atenção Básica”, destacou Elias Natan.


scroll to top