Sessão da Câmara aprova propostas para infraestrutura, meio ambiente e proteção à mulher

Camara-de-Camacari.jpeg

Foto: Câmara de Camaçari

O Expediente do Dia da pauta da 2º Sessão Ordinária da Câmara de Camaçari, realizada na manhã desta terça-feira (08/08), contou com 30 matérias, dentre elas, indicações para melhorar a infraestrutura e o meio ambiente do município e outras voltadas para o público feminino. Já na Ordem do Dia, foram votados e aprovados três projetos em segunda discussão.

O vereador Niltinho (PSDB) foi autor de duas matérias. A Indicação Nº 571/2023, solicitando a pavimentação asfáltica das Rua São Thomaz, Rua França e Rua Chile, no Loteamento Sol Nascente, no Jardim Limoeiro. Já a Indicação Nº 573/2023 pediu a requalificação total da Praça do Campo das Mangabas, no bairro Parque das Mangabas. “São duas demandas importantes que os moradores nos pediram para intermediar junto à gestão municipal. Já tivemos lá com a equipe da Seinfra e vimos a necessidade de asfaltar essas vias, para trazer mais dignidade para a população. Recentemente, realizamos na praça um campeonato de futebol e percebemos que já se faz necessária uma reforma naquele espaço”, salientou.

A vereadora Professora Angélica (PP) defendeu na tribuna a Indicação Nº 572/2023, de sua autoria, que pediu ao Executivo Municipal que seja realizado um estudo técnico visando a implementação de uma linha de ônibus exclusiva, para transportar mulheres trabalhadoras, do Terminal Rodoviário ao Distrito Industrial. “Falamos o tempo todo sobre cuidar de nossas mulheres, que elas precisam de apoio. E essa indicação é para isso, proteger, valorizar e evitar que elas passem mais constrangimentos no transporte. E esse olhar diferenciado vai ajudar muito a nossa comunidade”, destacou a parlamentar.

Defendendo a implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no âmbito da gestão do município, o vereador Tagner (PT) assumiu a tribuna para defender a Indicação Nº 292/2023. “Minha ideia é trazer para Camaçari um sistema criado pelo Tribunal Regional Federal (TRF4), da região de Curitiba, que contribui para que a gestão zere a utilização de papel ofício. O Governo da Bahia já tem esse sistema e, através desse prontuário eletrônico, zerou o uso do papel ofício. É importante que nossa cidade entre nessa boa prática da informação, da segurança dos dados, e de contribuir para a preservação do meio ambiente”, explicou.

Ainda pautando o meio ambiente, o vereador Manoel Jacaré (PDT) foi autor da Indicação Nº 457/2023, pedindo a implantação do Projeto Reflora Camaçari, com a construção de praças, quiosques, academia ao ar livre, parque infantil e instalação de Arena de Futevôlei, na Cachoeira de Barra do Pojuca. “Um lugar lindo, marcante, e essas intervenções vão beneficiar muito aquela comunidade, atraindo também mais turistas para aquele ponto turístico da nossa costa”, exaltou.

Os vereadores do União Brasil, Junior Borges e Vaninho da Rádio, solicitaram por meio do Requerimento Nº 025/2023, a realização de uma Sessão Especial trazendo como tema “Vire esse jogo em alusão a Campanha Agosto Lilás”. O evento acontecerá no dia 25 de agosto. “Estamos falando de um mês no qual as pessoas se dedicam a prestar mais atenção na questão da violência doméstica, a falar sobre esse assunto que é tão incômodo para todos. É preciso mudar a cultura machista. Então, conversando com a nossa secretária, a vereadora licenciada Fafá de Senhorinho, ela nos pediu para que seja feita uma Sessão Especial para tratar do assunto”, ressaltou Júnior Borges.

O vereador Vaninho da Rádio também defendeu a ampliação do debate sobre a violência contra a mulher. “Eu estou no rádio de segunda a sexta-feira, apresentando um programa de jornalismo, e é muito triste o que recebo de mensagens sobre violência doméstica. É muito triste a gente perceber que a ameaça está dentro de casa, no seio familiar. Esses agressores entendem que aquilo é normal, mas não é. Nós precisamos chamar a atenção das mulheres, dos homens e da sociedade, para debatermos de forma firme, sugerindo políticas públicas de enfrentamento e amparo mais forte para as mulheres”, concluiu.

scroll to top