Show do Letieres Leite Quinteto é destaque nesta quinta (04) do Festival A Cena Tá Preta

letieres-leite-quinteto-por-fernando-eduardo-1-ok.jpg

A programação desta quinta-feira (04/10) da 9ª edição do Festival de Arte Negra A Cena Tá Preta tem como destaque o show do Letieres Leite Quinteto. A apresentação acontece às 20h na sala principal do Teatro Vila Velha, em Salvador. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

O projeto do músico, compositor e arranjador Letieres Leite é fruto de suas pesquisas e estudos de cerca de 30 anos, e continua trazendo como motivo inspirador o universo percussivo baiano. O show desta quinta tem como base o repertório do disco gravado há dois meses pelo quinteto, que deve ser lançado em breve. Mas as canções serão apresentadas de uma maneira original. “Porque as músicas são tocadas de forma única em cada concerto”, destaca Letieres Leite.

Para o músico, a representatividade do Festival A Cena Tá Preta está intimamente ligado ao trabalho do grupo. “Todo o trabalho do quinteto, assim como o da Orquestra Rumpilezz, é baseado nas premissas de organização e fundamento da música de matriz africana no Brasil. Temos uma conexão com esse trabalho de maneira clara e vigorosa, que é a afirmação da cultura negra dentro das proposições de organização científica também”, explica.

Letieres Leite destaca que é importantíssimo que a Bahia tenha um movimento como o Festival de Arte Negra, proposto e organizado pelo Bando de Teatro Olodum.  “Existe um proposital discreto muito grande de que as formas de realização da organização de cultura negra são feitas dentro de um ambiente diletante, que ela não cumpre regra de organização de rigor. Isso é uma grande falácia, um equívoco”, afirma. “Essas músicas, essa arte, essa cultura têm rigores ancestrais de se organizar, se transmitir e que é muito desconhecido pelo ambiente acadêmico notadamente eurocêntrico”, completa.

O músico ressalta que todo o trabalho é feito de forma consciente a partir das premissas que foram geradas e herdadas da cultura afrocêntrica na Bahia e no Brasil.

Apresentando baixo acústico, piano, bateria, sax, flauta e percussão, Letieres Leite Quinteto é composto ainda por Ldson Galter, Marcelo Galter, Tito Oliveira e Luisinho do JeJe.

A 9ª edição do Festival de Arte Negra A Cena Tá Preta teve início na sexta-feira (28/09) e segue até o próximo domingo (07). A programação completa pode ser conferida no link.

scroll to top