Três áreas de Salvador acumulam 80mm de chuva em 72 horas. Veja a previsão para os próximos dias

cda071215gz1001-4072962.jpg

A frente fria que tem provocado o tempo chuvoso na Região Metropolitana de Salvador, desde o último final de semana, começa a se afastar para o oceano. No entanto, ainda mantém a convergência de umidade, favorecendo aumento de nebulosidade e a ocorrência de pancada de chuvas fracas e moderadas a qualquer hora do dia. A partir desta quarta-feira (24/10) até domingo (28), a previsão é que a massa de ar quente e seca ganhe força e reduza as chances de chuva, segundo informativo meteorológico da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

A Codesal registrou dez ocorrências na capital baiana, sendo duas ameaças de desabamento, quatro ameaças de deslizamento, três deslizamentos de terra e uma infiltração. Os acumulados de chuvas em Nova Brasília, Vila Picasso (Capelinha) e Voluntários da Pátria (Lobato) já superam 80mm em 72 horas, o que coloca essas áreas em situação de “Atenção”. A população pode fazer solicitações ao órgão através do telefone 199.

Em função da continuidade das chuvas, torna-se necessário a realização de vistorias nessas localidades, conforme protocolo indicado pelo Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC). A medida também estabelece acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, através do Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec) e demais setores do órgão.

O Cemadec monitora os índices pluviométricos do Sistema de Alerta e Alarme, o que permite perceber antecipadamente os riscos de deslizamento de terra e alagamento de área, procedendo a evacuação de moradores para centros de acolhimento até que sejam realizadas vistorias dos locais atingidos. A partir das condições do tempo, é realizada a mudança de nível de monitoramento dividido em quatro categorias (Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo), juntamente com a análise dos acumulados de chuva nas últimas 72 horas. O nível de segurança é de até 80mm nesse período.

 

scroll to top