Vacinação contra Covid nas escolas municipais já imunizou 464 crianças

Jean-Victor-Sesau.jpg

Foto: Jean Victor /Sesau

Em apenas cinco dias, entre 21 e 25 de fevereiro, a campanha de vacinação itinerante contra a Covid-19, realizada nas escolas municipais numa ação conjunta entre as secretarias da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc), já vacinou 464 crianças. Nesse período, já foram contempladas sete escolas, entre na sede e costa de Camaçari.

 A programação da ação itinerante é passar por todas as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino e da rede privada que solicitarem a iniciativa também. “Nosso intuito é levar a vacina até as crianças. E nada melhor que ir ao encontro delas nas escolas. Temos obtido um resultado muito positivo. E, além da vacinação itinerante nas escolas, continuamos com a vacina nas unidades de saúde também”, explicou Elias Natan, secretário da Saúde.

 Secretária da Educação, Neurilene Martins ressaltou a importância de garantir aos estudantes da rede pública municipal, o direito de aprender na escola. “Tanto a saúde quanto a educação são serviços essenciais e direitos assegurados pela Constituição Federal. Em Camaçari, as secretarias da Educação e da Saúde se unem para mais uma ação intersetorial, cujo intuito é garantir a oferta do ensino público presencial de forma segura, primeiro com a implementação de um protocolo sanitário, e agora por meio da imunização dos estudantes nas escolas”, destacou a gestora da pasta.

 Antes da vacinação itinerante chegar na unidade de ensino, a direção da mesma informa aos pais e responsáveis sobre o período em que a imunização acontecerá na escola. Dessa forma, os pais ou responsáveis podem organizar a documentação necessária para vacinação.

 Para serem vacinadas, as crianças devem estar acompanhadas do pai ou mãe, apresentar Cartão de Vacina, Cartão SUS, documento de identificação e CPF. Caso o menor vá acompanhado por outro responsável, este deverá levar uma declaração assinada pelos pais, autorizando a vacinação do mesmo. Caso a criança tenha comorbidade, ainda é necessário apresentar original e cópia dos documentos que comprovem a comorbidade (relatório médico, receita ou cadastro em instituições de tratamento de saúde). Até o dia 25 de fevereiro já foram vacinadas em Camaçari 13.466 crianças de 5 a 11 anos de idade. O público-alvo total estimado para faixa etária é de pouco mais de 32 mil crianças.

scroll to top