6ª formação do Projeto Adolescente do Futuro aconteceu nesta quinta (17/11)

Serin-Encontro-formativo-adolescente-futuro-Forum-Camacari.jpg

Foto: Serim

A 6ª formação do projeto Adolescente do Futuro, promovido pelo Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), aconteceu nesta quinta-feira (17/11). Dezenas de jovens, estudantes da rede de ensino municipal, realizaram visitas ao Fórum Clemente Mariani e à Câmara Municipal de Camaçari. A iniciativa corresponde à última atividade do projeto em 2022.

Os trabalhos foram iniciados no Fórum Clemente Mariani, e concluídos na Câmara de Vereadores do município. No órgão judiciário, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar o auditório do Tribunal do Júri, espaço onde acontecem os julgamentos de crimes intencionais contra a vida.

Para Ilay Ellery, subsecretária de Governo, o que ficou evidente durante as visitas foi o encantamento dos presentes com o campo do Direito. “Os olhos deles estão brilhando, e estamos inspirando sonhos. O interesse evidente de alguns jovens na área penal fez a gente falar mais um pouco disso, tirando dúvidas, e isso é cidadania. Uma das principais coisas que precisamos oferecer ao jovem é perspectiva de vida, e é isso o que estamos promovendo, agora”, reconheceu.

Na ocasião, os visitantes foram recebidos por Francyelle Correia, colaboradora do Judiciário, atualmente na Vara da Infância e Juventude. “Estou me sentindo lisonjeada por ter sido escolhida para conversar com eles, e apresentar um pouco deste espaço, que, por conta da própria função e forma como se constitui, acaba ficando um pouco isolado. Hoje, o objetivo foi tentar mostrar a estrutura do fórum, o Tribunal do Júri e, pelo pouco tempo, falar mais as especificidades da Vara da Infância e Juventude”, explicou.

Tayane dos Santos, prestes a completar 14 anos em 9 de dezembro, foi uma das participantes que deixou evidente a afinidade com a área. “Eu sempre gostei muito de ajudar as pessoas, e aí eu quero me especializar na área criminalista. O direito pra mim é muito interessante”, afirmou a estudante do 7º ano da Escola Cleusa Maria de Carvalho Moreira, que, em casa, ainda desfruta de influência positiva de sua irmã, já advogada.

A programação desta quinta antecede o I Fórum do Adolescente do município, que acontece em 30 de novembro, no Teatro Cidade do Saber. Gerido pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o Projeto Adolescente do Futuro consistiu em oficinas educativas, desenvolvidas em parceria com 13 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, secretarias municipais e os conselhos Tutelar (CT) e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Facilitadas por membros do GTC, as atividades nas unidades de ensino mobilizaram estudantes para o projeto Adolescente do Futuro, que transcorreu durante todo o segundo semestre do ano. As atividades formativas, além das visitas a representantes e órgãos dos três poderes que constituem o Estado Brasileiro, abordaram as temáticas: Economia Criativa, Inovação e Tecnologia, Formação para o Mundo do Trabalho e Empreendedorismo Jovem.

scroll to top