Agências bancárias não funcionam no feriado de 7 de setembro

CEF-Veja.jpg

Foto: Revista Veja

Nesta quarta-feira (7), é comemorada a Independência do Brasil. Como se trata de um feriado nacional bem no meio da semana, nem todo mundo vai ter a oportunidade de viajar. Mas, passando na cidade ou não, a vida continua. Então, é bom saber que quem tem um problema para resolver de forma presencial nos bancos terá de esperar até a quinta-feira (8): não haverá atendimento nos salões das agências. Com isso, apenas a área de autoatendimento estará disponível para o público, das 6h às 22h – o horário pode mudar dependendo da localização da agência.

Por exemplo: os caixas eletrônicos que funcionam em shoppings obedecem ao funcionamento desses empreendimentos.

No autoatendimento, é possível consultar extratos, fazer depósitos, pagar contas, dentre outros serviços. A suspensão do expediente no 7 de Setembro já é de praxe e faz parte de uma determinação estabelecida pela Federação Nacional dos (FEBRABAN). Além dos sábados e domingos, os feriados oficiais nacionais, estaduais e municipais (como o 2 de julho, Independência da Bahia) não são considerados dias úteis no sistema bancário.

E, já que os boletos seguem chegando, fica a pergunta: o que fazer com os documentos que vencem no feriado? A FEBRABAN diz que, por padrão, tributos e demais contas de consumo, assim como algumas faturas de cartão, já costumam vir com suas datas de vencimento ajustadas. Contudo, se isso não acontecer, é possível pagar na quinta sem a cobrança de juros ou multa. Caso seja possível, uma alternativa para deixar as contas pagas sem encarar as filas pré ou pós feriado é o débito automático, que desconta o valor do boleto do saldo da conta.

Vale destacar que, para quem tem acesso à Internet, os canais digitais podem ajudar a resolver pendências bancárias. “Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo”, frisou Walter Tadeu de Faria, diretor adjunto de Serviços da FEBRABAN.

scroll to top