Defesa Civil coordena novas ações no Jardim Brasília

eef906a6-1255-4690-9b2a-fb122a0cf199.jpg

Com a finalidade de preservar vidas, é realizada a retirada de imóveis instalados em áreas de risco de alagamentos, no bairro Jardim Brasília. Nesta quinta-feira (26/5), a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Camaçari (Compdec), deu continuidade aos trabalhos de inspeção estrutural e remoções de famílias na localidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, desde o dia 11 de maio, quando deu início às ações preventivas de retirada dos moradores, 28 imóveis já foram totalmente removidos e 31 estão em processo de remoção. Com isto, de acordo com o órgão, aproximadamente 150 pessoas já estão em lugar seguro, sendo assistidas pelos programas do governo municipal.

Os imóveis, que foram retirados e os que estão em processo de remoção, apresentaram problemas estruturais com o último alagamento provocado pelas chuvas da madrugada do dia 21 do mês passado. Rachaduras nas paredes e erosão no piso são as principais avarias identificadas pela inspeção da Defesa Civil. “Os imóveis onde ainda não foram observados nenhum problema, mas estão com pilar dentro do rio, também serão retirados, pois não vai demorar muito para apresentarem problemas”, afirmou Ivanaldo.

Morando há 3 anos de aluguel com esposo e filho em um dos imóveis que foram inspecionados na manhã de hoje, Gilsoneide Rocha opinou sobre a ação da Defesa Civil. “Eles estão certos em proteger as vidas. Quando fiquei sabendo da ação, tomei providência de retirar o restante dos móveis que tinha, porque perdi a maioria das coisas com a enchente. Agora, fui orientada pelo coordenador para ir na secretaria ver a questão do meu auxílio aluguel”.

A ação operacional também acontece às margens do rio no bairro Phoc I, onde uma casa já foi demolida, e outra está em processo de demolição. A iniciativa envolve as Secretarias do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), da Habitação (Sehab), da Infraestrutura (Seinfra), a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e a Defesa Civil, que coordena os trabalhos, e está vinculada à Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

scroll to top