Em cortejo, Bom Jesus dos Navegantes é celebrado na Lavagem de Jauá

Segov_Eventos_Lavagem-Jaua_27.1.2023_Jean-Victor-3.jpeg

Foto: Segov

Com a retomada da tradicional Lavagem de Jauá, marcada pelo desfile do cortejo religioso na manhã desta sexta-feira (27/1), Bom Jesus dos Navegantes recebeu todas as honras do dia. Baianas com água de cheiro, grupos culturais do município, moradores, turistas e visitantes, além de diversas autoridades de Camaçari estiveram presentes para render homenagens ao santo protetor dos pescadores e da localidade. O trajeto de fé e devoção cobriu os quase três quilômetros que unem a entrada de Jauá à Igreja Católica, localizada nas imediações da Praça do Papagaio.

Para o prefeito Elinaldo Araújo, o sentimento é de saudade das lavagens, que ficaram suspensas durante o período da pandemia da Covid-19. Enquanto percorria o trajeto do cortejo, o gestor municipal relembrou das comemorações pelos padroeiros de Barra do Pojuca e Monte Gordo, que aconteceram em semanas anteriores e, como uma oração feita ao santo da localidade, desejou: “vamos caminhar com muita fé, e pedir que ele nos abençoe, e que este ano seja de paz, saúde e prosperidade”.

Sobre a importância da retomada das festividades, o secretário da Prefeitura Avançada da Costa, José Cupertino, que acompanhava o cortejo religioso, destacou a necessidade de se preservar as tradições locais, comentando que, “uma cidade que não preserva sua tradição, é uma cidade que não tem passado e não vai ter futuro”. O gestor ainda destacou o prestígio que o prefeito Elinaldo Araújo dá às festas sazonais, e acrescentou: “a população local se sente prestigiada com isso, e nós, enquanto agentes públicos, também animamos, brincamos e nos alegramos, para mostrar que prefeitura, além de trabalho, é diversão que preserva a tradição”.

O cortejo foi aberto pela ala das baianas, seguida pelas atrações culturais contempladas pelo edital Cidade Cultural, por meio do subprograma Camaçari Tem Cena, da Secretaria de Cultura (Secult). Animaram a caminhada o grupo percussivo Som do Timbal, a Companhia Alaketu, samba de roda Nativas de Arembepe, as charangas da Fanfarra Popular de Parafuso (FANPOP) e da Alegria, e os grupos de capoeira Viola de Ouro, Capoterapia e Libertação Arte.

Falando sobre felicidade, pela realização do grande evento em Jauá, Mourivan Pereira, morador da localidade há mais de 20 anos, afirmou, “eu acho que o mundo escolheu Jauá para viver esse momento lindo”. Ele, que reside no bairro Guajirus, comentou que toda comunidade estava ansiosa pelo momento. “Vamos aproveitar esta festa maravilhosa sexta, sábado e domingo. Tá todo mundo de parabéns, por este grande momento”, completou.

Outro público marcante foi o de vendedores ambulantes. Denilson Evangelista, profissional credenciado pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), era pura alegria. “É um retorno positivo, não só pela questão das vendas, mas a alegria das festas, a energia das pessoas que estão, a cultura em si”, reconheceu o vendedor, que destacou a vantagem de associar trabalho e diversão nas lavagens tradicionais, dizendo, “a gente conhece pessoas novas, dança e curte junto. Digamos que é um pouco melhor, porque a gente também está lucrando”.

À tarde, a festa segue em sua versão profana. Às 13h, no Palco Praia, tem show de Erick Nunes; e às 15h, Dinho Ribeiro se apresenta no mesmo espaço. O bloco As Cadangas também sai às 15h, tendo como atração Ph Jafras. As atrações do Palco Praça, a segunda estrutura montada para as apresentações artísticas da lavagem, têm início na noite de sábado (28/1).

Até domingo (29/1), a programação em Jauá segue com o desfile de blocos, apresentação da banda de reggae alternativo, Adão Negro; “A Voz Romântica”, do cantor Pablo; e a revelação da sofrência, considerado a nova cara do arrocha, o “novinho” Theuzinho, além de artistas locais que devem se revezar entre os palcos Praia e Praça.

A próxima localidade contemplada será Vila de Abrantes, com as festividades realizadas no mês de fevereiro. O ciclo das tradicionais lavagens de Camaçari é uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Coordenação de Eventos, órgão ligado à Secretaria de Governo. Conta com o apoio de diversas pastas da administração municipal, a exemplo das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp) e da Saúde (Sesau); da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT); além da parceria com as polícias Militar e Civil.

Ainda estavam presentes o vice-prefeito, José Tude, e a primeira-dama, Ivana Paula.

Confira a seguir a programação completa.

Blocos

Sexta-feira (27/1), às 15h – As Cadangas, com Ph Jafras
Sábado (28/1), às 15h – União do Guetto
Domingo (29/1), às 15h – Enchendo e Derramando, com Samba Comunidade

Palco Praia

Sexta-feira (27/1)
13h – Erick Nunes
15h – Dinho Ribeiro

Sábado (28/1)
13h – Samba e Sintonia
14h30 – Marcos Cerqueira
16h – Expressão Popular

Domingo (29/1)
13h – Samba do Preto
14h30 – Turma do Samba
16h – Grupo Fascinante

Palco Praça

Sábado (28/1)
20h – Beat Brazil
22h – Ph Jafras
00h – Adão Negro
02h – Theuzinho

Domingo (29/1)
18h – Sérgio Jr.
19h30 – União do Guetto
21h – Alex Moreno
22h – Pablo

scroll to top