Encerramento do Camaçari Open de Capoeira reúne mais de 300 profissionais

segov-prefeitura-de-camacari.jpeg

Foto: SEGOV

Entrega de troféus, homenagens, batizado, troca de graduações, formatura e apresentações folclóricas. Assim foi o encerramento da 13ª edição do Camaçari Open de Capoeira, evento realizado neste domingo (7/8), a partir das 9h, no Teatro Cidade do Saber, e que reuniu delegações de vários países do mundo, a exemplo da Suíça, México e Portugal, além de representantes de estados brasileiros e municípios baianos.

A iniciativa teve início no dia 3 de agosto, no Centro de Treinamento (CT) Engenho, em Vila de Abrantes, data em que se comemora o Dia Nacional da Capoeira, e seguiu com uma vasta programação por cinco dias, finalizando a maratona neste domingo. Para Mestre Grandão, idealizador do projeto, o evento é a coroação de todo um planejamento para celebrar a data que homenageia os capoeiristas. “O sentimento é de dever cumprido, e as atividades que foram realizadas nesses dias, retrata o que é a capoeira, uma arte que engloba outras artes. Então dentro da capoeira, nós temos música, dança, luta, acrobacias, histórias do Brasil, poesia, e porque não dizer artesão, já que aprendemos a confeccionar nossos próprios instrumentos”, explicou o mestre ao sinalizar que depois da pandemia, “Camaçari saiu na frente ao realizar o primeiro maior evento de capoeira do mundo”.

Com uma programação extensa, o evento bateu recorde de público. Cerca de 300 pessoas compareceram à Cidade do Saber, entre alunos, mestres e profissionais. Do total, mais de 200 jovens do município de Camaçari receberam graduações, e dez receberam a nova graduação de mestre e contramestre.

Para o gestor do Executivo, Elinaldo Araújo, a capoeira precisa ser valorizada e o país precisa fazer a inserção da atividade na vida social. “É uma alegria ver o quanto a nossa cidade evoluiu e ver o quanto estamos preparados para compartilhar vivências dessa arte, que reúne música, dança, luta e cultura popular. Em Camaçari nós temos esporte, temos cultura e temos capoeira”, finalizou o prefeito, que recebeu os cumprimentos e agradecimentos do idealizador do evento pelo apoio.

Na ocasião, os homenageados da noite receberam o troféu Camaçari Open, foram eles: o prefeito Elinaldo Araújo; o vereador Gilvan Souza; a professora de dança do grupo Live Dance, Rose Núbia; o poeta, ator, escritor e fundador da Oficina do Teatro da Solidão Solidária, Ivanildo Antônio; o ator baiano, que estrelou a série Irmandade da Netflix, Wesley Guimarães; e o cantor, compositor e mestre de capoeira, Tonho Matéria.

As atividades não pararam por aí e os grupos Live Dance e Vozes da África comandaram as apresentações folclóricas, e a peça teatral foi conduzida por Salustiano. O evento idealizado pela Associação de Capoeira Engenho, iniciado em Camaçari, teve o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio das secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) e da Cultura (Secult).

Após o encerramento da 13ª edição do Camaçari Open de Capoeira, na próxima sexta-feira (12/8), o Mestre Grandão viaja com a equipe de Camaçari para Fortaleza, com a finalidade de participar do evento anual da Escola de Capoeira Redenção, que tem como responsável o Mestre Severo.

scroll to top