Kangerê de Sinhá abrilhanta Décima edição do Troféu Mulheres Negras e suas Histórias

Kangere.jpg

Na ultima segunda-feira, 25, quando foi comemorado  o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, aconteceu a 10ª Edição do Prêmio Mulheres Negras Contam Suas Histórias. O evento promovido pela Associação de Terreiros da Bahia EGBÉ AXÉ foi realizado Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Bahia e contou com muitas participações solenes, além da musicalidade do grupo Kangerê de Sinhá que tomou conta do espaço e colocou todo mundo pra sambar.

O prêmio enalteceu mulheres negras que atuam de maneira proativa e propositiva em suas comunidades ou entidades, com atuação expressiva nas respectivas áreas e que geram impacto transformador na vida das pessoas e na sociedade.

Segundo a Associação de Terreiros da Bahia EGBÉ AXÉ, o evento objetivou de promover e preservar as manifestações culturais de matriz africana, estimular e apoiar as manifestações e iniciativas em favor dos povos tradicionais, tendo seus objetivos voltados á realização de atividades de relevância pública e social, bem como a luta pela ampliação da igualdade racial e o combate a intolerância religiosa e o racismo, focando no empoderamento da mulher negra e mulher de terreiro.

“A nossa associação que independente dos seus objetivos estatutários e da nossa crença tem que utilizar o diálogo social como uma das ferramentas necessárias no entendimento e soluções para os conflitos que nos cerca” declara Mãe Diana de Oxum, presidente e idealizadora da associação.

O troféu foi inspirado na divindade negra feminina e idealizado este ano pelo artista visual e designer Ricardo Franco. A imagem representa elegância, respeito e o empoderamento.

Foram homenageadas dez mulheres negras escolhidas pela comissão de avaliação, que é formada por Mãe Diana de Oxum, presidente da Egbé Axé; Ligia Margarida, presidenta da SPD; Evilasio Bouças, presidente do CMCN; Nego Pimentel, produtor do prêmio, Joelma Lima, produtora cultural; e Andréa Macedo, assistente social.

Confira as homenageadas:

 

 

O acesso do público ao evento será mediante a doação de 400g de leite em pó, que será doado a duas instituições filantrópicas.

scroll to top