Estudantes de Camaçari prestigiam 4ª edição do Festival da Sustentabilidade  

Sedur_Estudantes-prestigiam-Festival-da-Sustentabilidade_Jouse-silva_05_06_2023-7.jpeg

Foto: Josué Silva

Com o tema “É hora de agir”, a Prefeitura de Camaçari, promove nesta segunda-feira (5/6), a 4ª edição do Festival da Sustentabilidade. O evento, aberto ao público, celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, até as 17h, no Horto Florestal Linaldo da Silva. No período da manhã, dezenas de alunos das redes pública e privada de ensino do município, prestigiaram a atividade.

Na abertura oficial, a titular do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro, ressaltou a importância do evento. “Chegamos a 4ª edição do festival, pensado com muito carinho, sempre inovando, mas sempre focado nas questões sustentáveis e do meio ambiente. Temos aqui, dezenas de expositores, que em suas marcas têm esse cuidado de preservar. Temos certeza que o dia que vamos oferecer aqui, será uma vivência muito rica”.

Representando o chefe do Poder Executivo, o vice-prefeito José Tude parabenizou a todos pela iniciativa. “Muito feliz em estar aqui, representando o prefeito Elinaldo nessa 4ª edição do Festival da Sustentabilidade. Aproveitem muito tudo o que a equipe preparou para vocês. Tem muita coisa boa sendo exposta aqui hoje. Tem muito conhecimento e apresentações culturais ao longo do dia. Parabéns a todos pela iniciativa”, finalizou.

Para a estudante do 8º ano, da Escola Municipal Denise Tavares, Yasmim Cardim, 13 anos, o evento foi maravilhoso. “Eu achei a vivência muito interessante. E esse tema que vocês trouxeram, nos traz a reflexão de muitas coisas. Tem muitas exposições, coisas interessantes, sustentáveis”, disse. O mesmo sentimento foi compartilhado por Felipe Alves. “Gostei bastante, pena que o tempo está chuvoso. Mas valeu a pena visitar os espaços, conhecer as coisas que estão expondo aqui”, finalizou.

Para o morador da Lama Preta, aluno da Escola Municipal Cleusa Maria de Carvalho Moreira, Roberto Souza, de 13 anos, participou da primeira mesa temática. “Gostei muito desse debate, que falou pra gente sobre o tema: a natureza não é uma fonte inesgotável. Uma experiência fantástica, que fala sobre as plantas, saber mais sobre elas, sobre sustentabilidade. É muito bom vir ao Horto Florestal no dia do Meio Ambiente, e poder curtir toda essa programação. Foi muito bom, eu espero que aconteça mais vezes”, comemorou.

Ainda no turno da manhã, a parte musical ficou por conta da Banda Cúmplices. Além das atrações principais, o evento oferece diversas opções de entretenimento e conhecimento. Os visitantes podem ainda explorar o Pavilhão Ambiental Genival Seixas, onde há exposições de produtos e serviços sustentáveis da região. Para os apreciadores da culinária saudável, o Pavilhão Infantil tem o melhor da gastronomia sustentável. E para as famílias, haverá espaços dedicados a surpresas e momentos de convivência nos espaços família e gazebos.

No período da tarde, a programação conta com a intervenção cultural do grupo Som do Timbal, a partir das 14h, com a participação especial do cantor da Timbalada Denny Denan. A segunda mesa temática terá início às 15h, e abordará sobre “Educação regenerativa para sustentabilidade”. A partir das 16h, o Festival da Sustentabilidade trará a participação especial do cantor Magary Lord.

Com a realização do Festival da Sustentabilidade, Camaçari passa a se tornar um ponto de destaque mundial, uma vez que foi selecionada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das sedes de atividades em celebração global em favor do meio ambiente.

Também estiveram presentes no primeiro momento do evento, a equipe técnica da Diretoria Ambiental da Sedur, a subsecretária de Governo (Segov), Ilay Ellery, e a articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), Janete Ferreira, além do representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Hilton dos Santos.

scroll to top