Igreja Catedral São Thomaz de Cantuária, celebra em gratidão a Dom João Petrini

Design-sem-nome.jpg

Foto: Eliana, Pascom Cristo Ressuscitado

No próximo domingo (06), às 17h, a igreja Catedral São Thomaz de Cantuária, paróquia mãe da Diocese de Camaçari, celebra missa em gratidão pelos 11 anos de serviço do atual administrador apostólico, Dom João Carlos Petrini, que esteva a frente da Diocese como bispo desde a sua fundação, em fevereiro de 2011.

Durante esse período a Diocese de Camaçari cresceu, 10 novas paróquias foram criadas, além de comunidades e movimentos que nasceram ou foram incorporadas a igreja particular de Camaçari. Comentando sobre esse período, Dom João fala sobre sua experiência em administrar os fiéis católicos, pertencentes as 25 Paróquias, das 8 cidades (Camaçari, Dias D’Ávila, Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Terra Nova),  que compõem a Diocese de Camaçari.

“A igreja é uma obra comum, o bispo pode ser maravilhoso, sozinho não faz nada, o padre pode ser fantástico, mas se não consegue se integrar com outros padres, com o próprio bispo, com lideranças leigas, não faz nada”, afirma Dom Petrini.

Dom João teve seu pedido de aposentadoria concedida pelo Papa Francisco,  o novo bispo, Dom Dirceu toma posse da Diocese de Camaçari no dia 19 de Fevereiro.  Sobre a mudança, de passar a Diocese para um outro ele relata como encara esse processo.

“É necessário reaprender sempre, porque a mentalidade desse mundo do individualismo, tende a sufocar e tende a desvalorizar essa abertura da inteligência do coração para cooperar uns com os outros…Ninguém pode dizer eu fiz uma paróquia, eu criei uma comunidade, não é verdade, isso nunca é verdade,  sempre se trata de uma obra comum”, acrescenta.

Dom Petrini também comenta sobre a importância da missão, citando o Papa Francisco que fala da igreja católica, ‘como uma igreja em saída, uma igreja missionária.’

Ouça a entrevista completa:

 A missa que acontece tradicionalmente às 18h, será substituída pela celebração das 17h, porém as missa da manhã, 07h e 09h30 acontecem normalmente na Paróquia.

scroll to top