Prefeito tem novo encontro com GT e trata sobre moradias

Segov_Sedec_Reuniao-Minha-Casa-Minha-Vida_Jean-Victor_12.12.23-12.jpg

Foto: Segov

Focado em dar celeridade à construção de 1.712 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida em Camaçari (PMCMV), o prefeito Elinaldo Araújo esteve mais uma vez reunido com o grupo de trabalho (GT) formado por representantes de secretarias municipais e executivos das empresas habilitadas pela Caixa para a construção dos imóveis. Realizado na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov), o encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (12/12).
 
Na ocasião, o prefeito Elinaldo fez questão de ressaltar para os empresários a determinação em dar agilidade ao processo. “Para a nossa gestão, vocês serão prioridade. Vamos fazer uma força tarefa para no primeiro semestre de 2024 começarmos a construir as casas e realizar o cadastramento dos beneficiários. Agradeço o esforço de vocês em dar esse presente ao município e nós não vamos ser inoperantes no que nos compete”, garantiu.
 
Na oportunidade, os responsáveis pela Gráfico Empreendimentos trouxeram boas notícias para o prefeito, com a construção de mais 760 unidades habitacionais para atendimento ao público com renda na Faixa I do PMCM, através do uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Há ainda a projeção do número chegar a mais de 1.600 no município, o que gera empregos e aquece a economia local. Durante o encontro foi discutida ainda a formação de um programa voltado para contratação de mulheres para atuar na construção civil, com a oferta de capacitação.
 
À frente do GT, o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, fez uma avaliação positiva da segunda reunião. “O grupo está realmente entrosado, com muita coisa avançada no processo e, no que diz respeito à prefeitura, vamos facilitar bastante a questão da liberação de licenças e alvarás, bem como da contratação de mão de obra local. A gente quer tirar a burocracia e simplificar a criação dessas novas moradias, além da geração de emprego e renda”, pontuou o coordenador do grupo.
 
O gestor da empresa Estratégia Incorporações e Empreendimentos, Cezino Tadeu Caldas, agradeceu a prioridade dada pela Prefeitura de Camaçari na agilidade do processo. “São 384 unidades e queremos mais. O importante para todos nós, que estamos aqui, é a presteza e a clareza. Nós tivemos em outros municípios, mas estamos abortando”, pontuou.
 
De acordo a Portaria n.º 1.482/2023, do Ministério das Cidades (MCID), publicada no Diário Oficial da União em 23 de novembro de 2023 as unidades habitacionais serão distribuídas em empreendimentos da seguinte forma: 384 para o Verdes Horizontes I e II; 480 para o Residencial Serra Verde 1 e 2; 384 para o Parque Residencial Montenegro I e II; 224 para o Residencial Novo Horizonte I; e 240 para o Residencial Parque das Orquídeas.
 
Durante o encontro, da gestão municipal, estavam presentes os titulares das secretarias da Habitação, Vivian Angelim, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, dos Serviços Públicos, Arlene Rocha, e do Desenvolvimento Social e Cidadania, Reni Oliveira, além do diretor-superintendente de Trânsito e Transporte Público de Camaçari, Helder Almeida, e a coordenadora do Centro de Intermediação e Apoio a Trabalhador (CIAT), Michele Andrade.
 
Além dos representantes da Gráfico e Estratégia, ainda participaram da reunião empresários da Vale do Capelão Incorporação e da Sertenge Empreendimentos. 

scroll to top